O Azul e o Rosa

Ricardo Menezes - Foto: Divilgação

Ricardo Menezes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste ano em que as boas notícias têm sido escassas, o ódio e a intolerância têm ominado o noticiário, em pleno 2019, junto a baboseiras do tipo “homem veste azul e mulher veste rosa”, nós, da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro decidimos ir no sentido oposto, e pregar a união, a solidariedade, o respeito mútuo, práticas que já deveriam estar estabelecidas na nossa sociedade. Mas como não estão, cá estamos nós fazendo a nossa parte.

Estes próximos dois meses, outubro e novembro, são conhecidos internacionalmente pelas campanhas de prevenção a dois tipos de câncer: de mama, que atinge majoritariamente as mulheres (mas há casos masculinos também), e o de próstata, este sim exclusivamente masculino. E são caracterizados como outubro rosa e novembro azul, cada qual com campanhas específicas para o tipo de tumor: rosa, o de mama. Azul, o de próstata.

Na Caarj, no entanto, juntamos as duas coisas. Nossa campanha será Outubro Rosa & Novembro Azul, no intuito de dar ainda mais visibilidade aos dois temas tão delicados e mostrar que homens e mulheres podem e devem estar juntos na construção de um mundo melhor, mais fraterno, mais justo, mais igualitário, mais respeitoso e mais saudável.

O papel da advocacia é, também, este: contribuir com o aperfeiçoamento das relações, mediar e resolver conflitos, pacificar a sociedade, servir ao país. E não abriremos mão deste papel. Que o rosa e o azul juntos possam mostrar que as relações humanas só se constroem coletivamente, nunca individualmente. Uma boa semana a todos.