Tem que ter psicologia

- Foto:

Claudio Vianna
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Esta semana, no dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Psicólogo. A data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.

Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em Psicologia numa instituição atestada pelo Ministério da Educação e Cultura. No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado na data da regulamentação desta profissão no país, através do Decreto de Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1964.

A Psicologia sempre foi uma grande parceira da advocacia em várias áreas do Direito, pois é responsável por “ler nossos pensamentos” e auxiliar a compreender a “confusão” da mente humana, que resultam em intermináveis processos judiciais, que se arrastam por anos e, muitas vezes, justamente por falta de compreensão das partes, causando enormes prejuízos a muitas famílias.

A função dos psicólogos é de extrema importância e de grande responsabilidade, pelo complexo trabalho que desempenham. Por isso, temos que valorizar e reverenciar a dedicação, o compromisso demonstrado pelo nosso corpo de profissionais da Psicologia, pois somente eles conhecem como ninguém o nosso mundo pessoal e existencial.