Avaliação como ferramenta na busca da excelência da educação

O edital tem inscrições abertas até 13 de março e devem ser realizadas presencialmente na unidade escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h - Foto: Divulgação/Agência Brasil

Educação e Novas Tecnologias
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O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de sistemas de avaliação do ensino brasileiro, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e foi criado para dar legitimidade à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) número 9394 de 1996, quando afirma ser obrigatória a educação de qualidade no país.

Para se fornecer esta educação de qualidade é necessário mensurá-la, ou seja, criar um padrão de educação que possa ser cumprido por todas as instituições educacionais do país, visto que a LDB é lei nacional e atinge todas as escolas em solo brasileiro. As avaliações servem para retratar o quadro educacional do país.

Outro instrumento criado recentemente foi a Base Nacional Comum Curricular que detalha o conteúdo que deve ser ensinado por área de conhecimento, a habilidade desenvolvida, metodologia, entre outras informações.

A proposta é organizar o ensino de modo que nenhuma criança ou jovem tenha prejuízo nos assuntos a serem conhecidos.

Esse conjunto de ações vem sendo implementado desde 1996 com a validação desta nova LDB.

O Enem é um exame que unifica o país e democratiza o acesso à educação superior. Anteriormente o candidato tinha que se inscrever nos vestibulares independentes das universidades, pagar diversas taxas, ou pedir isenção de diversas delas e se submeter a diversas provas.

Com a criação do Enem, paga-se uma taxa e concorre-se a vagas de estudo por todo o país e exterior mediante convênio do governo brasileiro.

Já o Enade é o exame que avalia a instituição de educação superior do ponto de vista físico, pessoal e da aplicação de recursos. Assim é possível enxergar os pontos fortes e redirecionar as ações a fim de melhorar os pontos fracos.

Não devemos ter receio com a avaliação, seja ela qual for, pois avaliar é observar, ver, rever e analisar os dados, descobrir novos caminhos e criar estratégias. Avaliar é saber se estamos na direção certa, construindo uma educação de qualidade.

Tecnologia a favor da inclusão

Os termos Tecnologia Assistiva, Tecnologia de Apoio ou Tecnologia Adaptativa são ainda novos, que agrupam dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar a essas pessoas maior independência e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Recursos tecnológicos são todo e qualquer item, equipamento, ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série, ou sob medida, utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.

Os serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos, prestados profissionalmente, visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.

Os serviços de Tecnologia Assistiva são normalmente interdisciplinares.

As escolas municipais do Rio de Janeiro têm em sua maioria uma sala de recursos com a Tecnologia Assistiva e um profissional preparado para atuar com essas crianças.

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O candidato que realizou as provas do Enem pode tirar seu comprovante de participação no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se no seu local de prova aconteceu problema na aplicação do exame, falta de luz ou algum fenômeno meteorológico que dificultou a realização do exame é de direito do candidato solicitar nova avaliação entre até o próximo dia 18, com nova aplicação de prova nos dias 10 e 11 de dezembro. Mais informações no site do Inep.


As 178 escolas municipais de Duque de Caxias vão eleger seus diretores para biênio 2020/2021. Os interessados deverão se inscrever no período de 04 a 13 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na sala da CEG, no 3º andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação. O edital que estabelece as diretrizes para o Processo de Consulta Pública está de acordo com a Lei Municipal nº 2864/17, a qual dispõe sobre a gestão democrática da educação pública da cidade. Vale lembrar que os candidatos devem apresentar um plano de gestão para a instituição.

Eleição para diretor

As 178 escolas municipais de Duque de Caxias vão eleger seus diretores para biênio 2020/2021. Os interessados deverão se inscrever no período de 4 a 13 de dezembro, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, na sala da CEG, no 3º andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação. O edital que estabelece as diretrizes para o Processo de Consulta Pública está de acordo com a Lei Municipal nº 2864/17, a qual dispõe sobre a gestão democrática da educação pública da cidade. Vale lembrar que os candidatos devem apresentar um plano de gestão para a instituição.

Comprovante do Enem

O candidato que realizou as provas do Enem pode tirar seu comprovante de participação no site no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se no seu local de prova aconteceu problema na aplicação do exame, falta de luz ou algum fenômeno meteorológico que dificultou a realização do exame, é de direito do candidato solicitar nova avaliação até o próximo dia 18, com nova aplicação de prova nos dias 10 e 11 de dezembro. Mais informações no site do Inep.