Prouni: período de inscrições começa a partir deste sábado

Milhares de pessoas irão ver a chegada de 2020 das areias da Praia de Copacabana, uma das mais disputadas do Brasil - Foto: Arquivo / Agência Brasil

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com início neste sábado (28), o Prouni é um sistema que seleciona candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em cursos de graduação de instituições privadas com bolsa de estudos, parcial ou integral, segundo a nota do exame.

Cada candidato pode selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições pela internet.

A primeira chamada acontece entre os dias 4 e 11 de fevereiro, com entrega dos documentos para garantir a matrícula. A segunda chamada acontece entre 18 e 28 de fevereiro. Já adesão à lista de espera acontece entre 6 a 9 de março.

Além do Enem também é preciso se enquadrar em critérios de renda. Bolsas integrais são destinadas a renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Bolsas parciais vão para renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Também é preciso ter cursado o ensino médio completamente em escola pública. Ter cursado o ensino médio completamente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral. Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral. Ser portador de uma deficiência. E ainda, ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica)

As inscrições do Prouni vão até o dia 31 de janeiro de 2020.

Para se candidatar às bolsas é necessário ter feito a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrever pelo site. As inscrições vão até 31 de janeiro de 2020.

Cuidados com crianças no Réveillon

Se você se programou para sair com a família para alguma praia ou local de aglomeração de pessoas, tenha em mente os cuidados a serem tomados com as crianças:

1 - Coloque uma pulseira identificadora contendo nome da criança, nome dos pais/responsáveis, endereço e telefone de contato.

2 - Coloque uma roupa na criança que a identifique. As cores fortes ou neon destacam em meio aos grupos.

3 - Dentro da roupa da criança coloque novamente os dados pessoais, pois se a pulseira cair por algum motivo, seu filho estará identificado no vestuário.

4 - Dê sempre a mão a criança, não se distraia. Quando todos dizem tomar conta de uma criança saiba que ninguém está olhando. Destaque exatamente uma pessoa para tomar conta de seu filho na sua ausência.

5 - Ensine a criança o nome todo da mãe e do pai. Ensine a criança seu próprio nome. Se for maior faça decorar o telefone, o endereço. Frequentemente pergunto aos meus alunos de 6,7 anos essas informações e eles não sabem, e dizem que o nome da mãe é mamãe e do pai ou tio é sempre um apelido. Atenção a isso!

6 - Cuidado com bebida alcoólica perto dos pequenos, pois o refrigerante de uva tem a mesma cor do vinho, entre outras semelhanças. Já vi criança em coma alcoólico dia 1º de janeiro por conta de beber vinho achando que era refrigerante.

Lembre-se sempre que a criança tem seus horários próprios. Evite sair muito da rotina, pois isso causa stress, então ela se manifestará com choro e reclamações e se tornará "chata", podendo estragar seu programa. Organize-se para que tudo flua bem e seu evento seja um sucesso. Feliz Ano Novo!

Manual para passar em provas

William Douglas é um homem de sucesso que decidiu através de seus livros compartilhar suas estratégias de como passar em provas e concursos, pois foi 1º colocado no vestibular pra direito na UFF, 1º colocado no concurso público para juiz de direito/RJ, 1º colocado no concurso público para defensor público/RJ, 1º colocado no concurso público para delegado de polícia/RJ entre outros de uma lista imensa. 'Como passar em provas e concursos'(Impetus) é a narrativa da sua vida bem sucedida.

Consagrado com o maior best-seller sobre concursos, também disponível como audiolivro a obra pioneira em técnicas de estudo e aprendizado.

Leitura obrigatória para todos os que almejam ser aprovados em qualquer prova ou concurso público.