Niterói seleciona professores para trabalhar em projeto de leitura

Foco do projeto é aproximar alunos do conhecimento - Foto: Pixabay

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto Professores Encantadores de Histórias 2020 (#encantadoresdehistorias) é uma experiência positiva que vem acontecendo desde 2018, na rede municipal de educação de Niterói.

Essa atividade fortalece o protagonismo e criatividade dos professores da rede e contribui para a disseminação do texto literário, a movimentação do acervo disponível nas unidades escolares, a democratização do acesso à leitura e o fomento à formação de leitores-autores.

É com a leitura, sobretudo, a literária, que podemos instigar, questionar o modo como somos e estamos no mundo, a formular notas de inquietação, além de incitar descobertas, encantamentos e experiências únicas e narráveis.

O objetivo, portanto, é incentivar cada escola e professor a formar leitores-autores, garantindo que, para além da decodificação das letras, os alunos leiam nas entrelinhas, dialoguem com o texto, sintam as sutilezas e as diversas nuances significativas presentes nas histórias, ampliando o repertório linguístico e cultural, (trans)formando-se como leitores-escritores de suas próprias histórias.

A contação de história é a arte de narração oral capaz de instigar a imaginação, a criatividade e a oralidade no espectador. Além disso, pode enriquecer a leitura de mundo na trajetória de cada indivíduo, contribuindo para a formação docente e discente.

O processo seletivo para quem deseja desenvolver esta atividade é para profissionais que estão na ativa e aqueles que estão inativos.

Os docentes interessados em participar da seleção deverão encaminhar para o e-mail da Coordenação de Promoção da Leitura ([email protected]), até 21 de fevereiro, a ficha de inscrição em anexo preenchida e um vídeo de, no máximo, 5 minutos, contando uma história infantil, pode ser apenas um trecho. No campo "assunto" do e-mail, especificar "Inscrição no projeto Professores Encantadores de histórias".

Quaisquer outras informações poderão ser obtidas através do e-mail ou pelo telefone (21) 2719-6354.

Oportunidade para professores

O ano escolar começou e a prefeitura de Niterói já saiu na frente com o "Projeto de Reforço Escolar" com professores nas escolas da Rede Municipal de Educação que atendem alunos a partir do 2° ano do ensino fundamental.

O foco do projeto é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de criação de condições favoráveis que levem os alunos a aproximarem-se do conhecimento, tendo por finalidade a leitura, a escrita e os conhecimentos na área da matemática, de modo interdisciplinar.

Os professores que desejam atuar completando horário e aumentando sua renda, devem passar por processo seletivo, cuja vigência é de março, a partir do início do trabalho, a 30 de novembro.

As inscrições serão realizadas no período de 12 a 19 de fevereiro, das 9 às 16 horas, na sede da Subsecretaria de Educação, na Rua São Pedro, 108, sala 1, Centro, Niterói. O processo seletivo será feito em duas etapas: análise de projeto didático e entrevista. Informações pelo site www.educacaoniteroi.com.br

Robótica nas escolas municipais

Com os olhos no presente e apontando para o futuro, a Secretaria Municipal de Educação de Niterói promove no próximo dia 19, um curso de capacitação que visa informar e incentivar a prática da robótica nas escolas.

Este curso de formação é uma iniciativa para disseminar as novas tecnologias pela rede. O professor terá uma explanação sobre o projeto e participará de oficina na qualidade de aluno, ou seja, tendo a vivência do aluno e sendo preparado para multiplicar este conhecimento inovador em suas escolas.

Inscrição para professores e pedagogos através do link: bit.ly/roboticapresentacao.