Mensagem para os pais neste período de quarentena

Consulta sobre nova data do Enem será entre os dias 20 e 30 de junho - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Educação e Novas Tecnologias
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Muitos pais estão tensos com os prazos escolares dos filhos, as disciplinas para serem cumpridas, em conciliar o estudo das crianças com o trabalho, em muitos casos o revezamento na utilização do computador e as tarefas "de casa". Essa mistura de trabalho e escola em casa fez com que os referenciais ficassem distorcidos e o resultado tem sido o não cumprimento com êxito das tarefas, ocasionando um mal-estar diário, que vem atingindo a família que não dá conta.

Em contrapartida, temos professores com stress emocional por conta da demanda absurda de atividades, que seguem para além do planejamento e da ministração das aulas, incluindo a roteirização, preocupação com o visagismo, gravações e regravações, postagens, acompanhamento diário dos alunos e desenvolvimento de materiais atrativos são ações que os docentes não se encontram capacitados para exercer, mas que na tentativa e erro vêm desempenhando.

Sugerimos que os pais não sofram com isso, mas que procurem o diálogo com a escola, informando da sua rotina e a dificuldade encontrada. A conversa é a melhor estratégia nesse momento, ou seja, sensibilizar a instituição da sua necessidade e juntos acharem um encaminhamento possível.

Uma informação que acalenta o coração é que a lei brasileira só permite que o ensino a distância se dê em caso emergencial e portanto, essa dupla função de pais e educadores vai passar. Força!

Reforço positivo na aprendizagem

Para nós, pais, é muito fácil perder a "paciência", daí muitas palavras desanimadoras são ditas. Por isso, segue algumas sugestões:

1 - Fale olhando na altura da criança.

2 - Utilize palavras positivas de estímulo.

3 - Cada criança tem o seu tempo, então não seja ansioso.

4 - Vibre com a conquista.

5 - Quando perguntar, dê o tempo necessário para a criança responder.

6 - Não tenha vergonha de dizer que não sabe.Assuma e ensine a pesquisar.

7- Se a atenção acabou, mude de matéria, dê um tempo de "recreio", brinque um pouquinho e depois retorne.

8 - Não fale mal da escola, da professora ou das tarefas escolares na frente da criança.

Lembre-se que ela vai copiar você, daí devemos valorizar o trabalho dela que é ser estudante.

9 - Exponha as "obras de arte" do seu filho para que ele se sinta valorizado.

10 - Converse com seu menino ou menina, eles sabem que estamos num período crítico e que precisamos tomar certas providências, então, inclua-o.

Mais de 4 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado esta semana para entre 30 e 60 dias, tem mais de 4 milhões de estudantes que já realizaram a inscrição. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A versão digital das provas já alcançou cerca 100 mil inscritos, isto é, todas as vagas disponíveis já foram preenchidas. Já o Enem impresso recebeu mais de 4 milhões de inscrições. As inscrições na versão papel e digital devem ser realizadas na página que foi criada exclusivamente para o estudante acompanhar todo o passo a passo do Enem.

Atenção! O prazo de pagamento da taxa de inscrição vai até dia 28 de maio. O valor é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).

Para garantir a segurança do exame, foi implementada a identificação por foto. O candidato deve enviar, durante a inscrição, uma fotografia e o arquivo deve estar num dos formatos específicos PNG, JPG ou JPEG, com tamanho máximo de 2 MB. A imagem deve estar nítida para o reconhecimento do participante, que não deve portar artigos de chapelaria, como bonés e lenços, e óculos escuros. 

A estrutura da prova consiste nas seguintes áreas de conhecimentos: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, tanto no modelo digital quanto no papel.

Site do Enem: enem.inep.gov.br.