Meio ambiente leva Niterói à Alemanha

Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj esteve em Volta Redonda - Foto: Thiago Lontra/Alerj

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As políticas públicas para a sustentabilidade urbana adotadas pela Prefeitura de Niterói renderam ao município o convite como única cidade brasileira a participar do Connective Cities Dialogue Event: Climate Proofing Urban Development, evento de meio ambiente que está acontecendo na Alemanha. Além de Niterói, apenas outras duas cidades da América Latina fazem parte do grupo de participantes: a argentina Buenos Aires e a mexicana Cidade de Mérida. Niterói foi representada no evento pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

 

 

Deputados vistoriam a CSN

Vistoria realizada pela Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj na sede da CSN e no terreno mantido pela empresa Hasco, onde se encontram montanhas de 20 metros de altura de resíduos produzidos pela siderúrgica, constatou que o acúmulo de material não foi reduzido como determinava liminar deferida parcialmente pela 3ª Vara Federal de Volta Redonda no início do ano.

Limite difícil de ser alcançado

O deputado Gustavo Schmidt (PSL), que preside a comissão, comentou que a empresa não vê
possibilidade em acatar o limite imposto pela Justiça - redução de resíduos para quatro metros de altura.

Audiência pública será marcada

As informações apuradas pelo grupo serão tema de audiência pública, ainda a ser agendada, com a participação da sociedade civil e dos representantes da empresa e dos órgãos fiscalizadores.

NitNota: indicação até dia 30

Os contribuintes que informaram o CPF nas mais de 2,5 milhões de notas fiscais de serviços contratados em Niterói, como academias e escolas, têm até o dia 30 de setembro para indicar o imóvel que será beneficiado com os créditos do ISS para abatimento de até 100% no IPTU 2020. O desconto faz parte do Programa Nota Fiscal Niteroiense (NitNota). Somente geram bônus
para redução no IPTU 2020 os documentos emitidos entre 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2019 e efetivamente recolhidos pelo prestador.

Como obter direito ao crédito

Para fazer jus ao crédito, basta que o contribuinte, ao contratar um serviço, peça a emissão da nota fiscal eletrônica com a indicação do seu CPF. “A NitNota ajuda no combate à evasão fiscal com a participação dos cidadãos. Afinal, toda a arrecadação do município é para investimentos em políticas públicas”, afirmou a secretária de Fazenda, Giovanna Victer.

Redução de R$ 200 mil

O contribuinte garante o abatimento no IPTU quando faz cadastro no sistema emissor de notas
fiscais de Niterói e indica qual imóvel será beneficiado com seus créditos de ISS. O portal de NFS-e pode ser acessado no endereço eletrônico https://nfse.niteroi.rj.gov.br. Só este ano, foram deduzidos mais de R$ 200 mil no imposto de moradores da cidade.

CURTAS

Niterói terá neste domingo (8), a Caminhada da Liberdade Religiosa, reunindo representantes de várias religiões. A concentração está marcada para as 13h, em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (Praia de Icaraí com Rua Miguel de Frias) e, dali, o grupo segue pela orla até a Igreja de São Judas Tadeu. O movimento, que tem apoio da Prefeitura de Niterói, é um marco
na defesa do direito constitucional que garante ao cidadão a livre escolha de sua prática religiosa. Os organizadores do evento pedem aos participantes que vistam branco durante a caminhada, que será encerrada com a apresentação de grupos artísticos religiosos e culturais da cidade.

A Caixa participa da Semana do Brasil, até 15 de setembro, oferecendo descontos e vantagens para clientes pessoa física. A campanha busca incentivar promoções e aquecer a economia durante o período, como parte da comemoração do Dia da Independência.