Projetos do governo expostos em Madri

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vai se reunir em Madri, nesta semana, com representantes de grandes grupos que operam portos, rodovias, ferrovias e aeroportos ao redor do mundo. Freitas também terá um encontro com o ministro de Fomento da Espanha, José Luis Ábalos. O objetivo da viagem, que ocorre entre esta segunda-feira e quarta-feira, é apresentar a carteira de projetos do governo federal. O Brasil tem, atualmente, o maior programa do mundo de concessões de ativos de infraestrutura, com projeção de R$ 217 bilhões em investimentos.

Espanha abre série de encontros

A secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, acompanha o ministro no roadshow em Madri. A viagem para a Espanha é parte de uma série de encontros no exterior mantida pelo ministro, desde junho. Tarcísio de Freitas já passou por Washington e Nova York, nos Estados Unidos. Em novembro, Oriente Médio e China entram no roteiro. A chegada da comitiva de volta ao Brasil está prevista para a próxima quinta-feira (3).

Homenagem ao Planetário do Rio

A Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, com apoio institucional da presidência das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional Brasil China e BRICS, concedeu ao Planetário do Rio de Janeiro a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, por ser referência nacional na Ciência, Cultura e entretenimento astronômico. A presidente do Planetário, Maria Thereza Ribeiro Fontes, recebeu a condecoração, na última semana, em Brasília.

 

Homenagem ao Planetário do Rio

A Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, com apoio institucional da presidência das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional Brasil China e BRICS, concedeu ao Planetário do Rio de Janeiro a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, por ser referência nacional na Ciência, Cultura e entretenimento astronômico. A presidente do Planetário, Maria Thereza Ribeiro Fontes, recebeu a condecoração, na última semana, em Brasília.

Fecomércio RJ promove debates

A Fecomércio RJ promove uma semana de palestras e debates para pensar o futuro do Estado do Rio de Janeiro. O evento integra uma ampla agenda de ações que vem sendo realizada a partir do compromisso do Sistema Fecomércio RJ em fortalecer o Estado do Rio. O lançamento do Movimento Rio em Frente é mais uma iniciativa desta agenda. Entre esta segunda-feira e 7 de outubro, diferentes setores da sociedade estarão juntos nos debates, que acontecerão na sede da Fecomércio RJ, no Rio. Entre os participantes estão o governador Wilson Witzel, o técnico Bernardinho, o Padre Zeca de Mello, a especialista em economia criativa, Ana Carla Fonseca, e o filósofo Leandro Karnal.

Infraestrutura aeronáutica

Na última semana, em votação relâmpago e simbólica, o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 866/2018, que cria a empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea. Na prática, a NAV é uma divisão da Infraero, que agora passará a cuidar apenas da administração da infraestrutura aeroportuária. Já a nova empresa, vinculada ao Ministério da Defesa, irá implementar, administrar, operar industrial e comercialmente a infraestrutura aeronáutica, destinada à prestação de serviço de navegação aérea.

País se destaca em transplantes

O Brasil é, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o segundo país do mundo em número absoluto de transplantes. É também, de acordo com o Ministério da Saúde, o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 95% dos procedimentos realizados em todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

CURTAS

Lei da liberdade econômica e direito empresarial é o tema do seminário que a Comissão de Direito Empresarial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará nesta segunda-feira, das 9h às 12h30, no plenário do IAB, no Centro do Rio. Serão debatidas as alterações promovidas pela Lei da Liberdade Econômica, com o objetivo de reduzir a burocracia para os empresários. As discussões incluirão temas do Direito Empresarial.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza, entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, em São Paulo, mais uma edição do Encontro ANS. O evento é direcionado aos agentes do setor (operadoras e prestadores de serviços de saúde) e discutirá temas relacionados à regulação do mercado de planos de saúde.

A programação inclui palestras e debates dos diretores e técnicos da ANS sobre temas pertinentes às cinco áreas: Gestão, Fiscalização, Desenvolvimento Setorial, Normas e Habilitação de Produtos e Normas e Habilitação de Operadoras.