Planejamento estratégico

Por

Por Luiz Vieira, presidente da CDL Niterói

O planejamento é essencial, tanto para o consumidor, quanto para o empresário. Por parte da população, é importante se organizar para poder honrar seus compromissos financeiros e alcançar novas metas ao longo do ano. Já para quem tem um negócio, facilita a análise deste empreendimento. Você consegue observar o que funciona ou não, o que vale a pena mudar e estabelecer objetivos possíveis.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que apenas 11% dos consumidores condições arcar com os gastos do período de Natal e Réveillon, IPTU e IPVA sem que haja a necessidade de fazer uma reserva financeira ao longo do ano. E que 22% não fez qualquer tipo de poupança para pagar esses compromissos, o que leva muitos deles a parcelar o que podem e começar o ano com o orçamento comprometido.

Tudo isso pode ser evitado com o planejamento. Assim como problemas pelos quais os empresários passam: a falta de controle do estoque, despesas inesperadas, queda repentina nas vendas, etc. Somente o planejamento estratégico poderá direcionar a empresa, oferecer um maior controle sobre o futuro e possibilitar o acompanhamento dos resultados para possíveis correções, se necessário.

Pensando nisso, o Café Empresarial, que será realizado no dia 14 de janeiro, na sede da CDL Niterói, abordará esse assunto, dando ênfase às etapas do planejamento. Desta forma, o empresário tem todas as ferramentas a mão para iniciar o ano com o pé direito.

Unidos somos mais fortes.

  • Tags: