Juventude em pauta nesta segunda

A deputada estadual Dani Monteiro conduziu a primeira edição das escutas temáticas, na última segunda-feira (30) - Foto: Juliana Marinho

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão Especial da Juventude da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promove, nesta segunda-feira (7), a continuação das rodas de conversas temáticas sobre as principais questões para os jovens fluminenses, em particular negros e moradores de periferia. No encontro, que acontece às 14h, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes, serão discutidas formas de combater a violência contra esta parcela da população.

A iniciativa teve início na última segunda-feira (30), com a primeira reunião do grupo focal. Na oportunidade, foram tratadas questões trabalhistas para os jovens. Além da violência, tema do próximo encontro, o grupo ainda vai abordar assuntos como saúde, educação e cultura.

"As escutas temáticas são um formato inovador e eficaz, na medida em que nos mostra o quão multifacetada e plural é a juventude fluminense. Quando falamos de trabalho, de violência, de saúde, de cultura ou educação, temos de considerar origens, credos, influências e circunstâncias dessas juventudes. Quando reunimos esses jovens, entre os quais me incluo, com especialistas, com os movimentos sociais e com o próprio poder público, colhemos um quadro denso e revelador sobre os problemas e suas eventuais soluções. No caso da violência, por exemplo, que vamos debater na segunda-feira, sabemos que os negros e pobres são os mais massacrados pela segurança pública militarizada em que a ordem é atirar independentemente do que antecede o crime. Nossa proposta, nesse caso, é inverter essa lógica e pensar em mecanismos de prevenção, em alternativas que priorizem a proteção da vida, sempre", afirma Dani Monteiro, presidente da Comissão Especial da Juventude na Alerj.

Para esta reunião, foram convidados integrantes de diversas instituições, como o Fórum Grita Baixada, da Rede de Mães Vítimas da Violência do Estado, do Observatório de Segurança Pública, do Mecanismo de Combate à Tortura da Alerj, além de deputados federais e autoridades ligadas ao tema.

Imprensa que eu gamo

Neste domingo, o bloco "Imprensa que eu gamo" comemora 25 anos de fundação com uma feijoada. O evento acontece no Baródromo, na Rua do Lavradio, 163, na Lapa, e a entrada custa R$ 20. A roda de samba é comandada por Claudia Baldarelli e Simone Lial.

OAB discute Reforma Tributária

A OAB-Niterói, por meio da Comissão de Assuntos Especiais Tributários, presidida pelo advogado Marcio Tributarista, promove um seminário, no próximo dia 21, para discutir a Reforma Tributária, que tramita no Legislativo nacional. O evento será realizado no auditório da entidade, que fica na Av. Amaral Peixoto, 507, no Centro, das 10h às 16h. Entre os expositores, estão Luiz Carlos Hauly, economista, ex-deputado federal e autor do projeto da "Reforma Tributária"; Gilson Pacheco Bomfim, procurador da Fazenda Nacional; Luiz Claudio Rodrigues, secretário da Fazenda do Estado do Rio; Giovanna Victer, secretária de Fazenda de Niterói; Marcio Tributarista; entre outros. Também estão convidados o vereador Bruno Lessa (PSDB) e Gilcimar da Conceição, contador e membro da Comissão realizadora do evento.

Empreendedorismo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe, nesta terça (8), às 19h, na Faculdade de Administração, a Arena Empreendedora, evento gratuito que reúne conteúdo, networking e mentoria. Nesta edição, o evento contará com dois palestrantes importantes no cenário do empreendedorismo: Marcos Caldas Brito, empresário e especialista em Marketing, e Marcos Moutinho Cabral, executivo sênior das áreas comercial e financeira. As inscrições são gratuitas.

Sugestões que podem virar lei

Na oportunidade, os futuros deputados juvenis irão elaborar seus projetos de lei. As propostas deverão ser enviadas 15 dias após as aulas, por meio de uma plataforma on-line. No fim, as escolhidas serão encaminhadas à apreciação do governador e poderão virar leis. O projeto passará pelos municípios de Valença, Volta Redonda, Itaperuna e Campos dos Goytacazes.

Bolsas para brasileiros

A terceira edição do EducationUSA LL.M Tour, no Brasil, vai conectar profissionais da área jurídica a representantes de diversos programas de Mestrado em Direito de 43 grandes universidades americanas. Com entrada gratuita, o evento acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 16, na Av. Atlântica, 2600, das 18h às 21h, com entrada franca. Na oportunidade, há a possibilidade de concessão de bolsas, parciais e integrais, para cursar o mestrado nos Estados Unidos.

Plano diretor aprovado em Itaboraí

A Câmara Municipal de Itaboraí aprovou, na última semana, por unanimidade, o Plano Diretor municipal. "Estamos muito orgulhosos da elaboração de um documento de tal importância, feita por mãos itaboraienses, e que reflete a vontade dos nossos habitantes, tenha sido aprovado. Foram quase 50 reuniões em todos os distritos", declarou a secretária municipal de Urbanismo Paloma Martins.

Parlamento jovem

O município do Rio recebe, nesta segunda (7), as aulas de capacitação da 12ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj. Esta é a quarta etapa do processo e contará com a presença do deputado estadual gonçalense Renan Ferreirinha (PSB), o mais jovem da legislatura atual. O tema do Parlamento Juvenil 2019, "Onde ideias ganham voz", incentiva uma participação mais efetiva da juventude nas questões vitais da sociedade. O coordenador do projeto, Wanderson Nogueira, ex-deputado estadual, reforça esta questão.

'Trazer jovens'

"É fundamental trazer os jovens para dentro da Alerj, para discutir temas e fazê-los entender que a política se faz em conjunto, num debate de ideias", afirmou Nogueira.

Rodrigo Neves recebe cônsul francês

O prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) recebeu, na última semana, o cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Paul Guihaumé. Na oportunidade, os dois discutiram possíveis parcerias entre o município e o país, a serem consolidadas na área da mobilidade urbana. O governo francês investirá R$ 3,2 milhões no município, neste sentido.