CCJ vota a favor de deputados presos

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alerj votou sobre a soltura de deputados nesta segunda, em caráter de urgência - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, na segunda (21), um projeto de resolução que estabelece a soltura de cinco deputados estaduais que foram eleitos, mas não chegaram a assumir mandato por terem sido presos na Operação Furna da Onça, um desdobramento da Lava-Jato. O projeto será votado no plenário da Casa Legislativa nesta terça-feira (22).

Por cinco votos favoráveis à soltura e dois contra, a aprovação da CCJ delibera sobre três pontos: soltura dos deputados, afastamento dos mandatos e extensão da medida a outros dois parlamentares que não estavam citados em decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi por determinação de Lúcia que a Alerj votou, em caráter de urgência, a matéria nesta segunda (21).

Votaram contra o projeto os deputados Luiz Paulo (PSDB) e Dr. Serginho (PSL). Votaram à favor todos os demais membros titulares da comissão: o presidente Márcio Pacheco (PSC), líder do governo na Casa; o vice e relator, Rodrigo Bacellar (SDD); Max Lemos (MDB); Jorge Felippe Neto (PSD); e Carlos Minc (PSB).

Para o deputado Luiz Paulo, a possível soltura dos deputados presos prejudicará a imagem do Parlamento perante a sociedade.

"Qualquer ato da Assembleia Legislativa, se não tiver em consonância com o desejo da sociedade, pode prejudicar a imagem. E cada um vota segundo a sua consciência", disse Luiz Paulo.

Nenhum dos deputados da CCJ que votaram favoravelmente à libertação dos colegas presos deu declaração à imprensa. (Com Agência Brasil)

Paralisação prevista

Os profissionais da rede estadual de educação anunciaram paralisação de 24 horas quarta-feira (23). Haverá assembleia geral no Largo do Machado, às 11h, seguida de marcha dos educadores até o Palácio Guanabara. Os manifestantes vão cobrar a abertura imediata de negociações sobre a pauta de reivindicações da categoria, entre elas, o reajuste dos salários congelados há mais de cinco anos. A passeata ao Palácio Guanabara contará com a participação já aprovada da Associação dos Docentes da Uerj (Asduerj), Associação das Escolas Técnicas Estaduais (Apefaetec) e a Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro (Aerj).

Pesquisa em Educação

A Neltur participa da 39ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que acontece até dia 24, no Campus Gragoatá da UFF, em São Domingos.

Tecnologia empauta no Rio

Profissionais, estudantes e entusiastas de novas tecnologias podem participar de uma série de encontros com nomes de peso do segmento, que abordarão as principais transformações desse setor na economia. Realizada pelo Senac RJ, a Semana da Inovação acontece até sábado (26), nas unidades Niterói, na Região Metropolitana, e na capital: Botafogo, Faculdade Senac RJ (Centro) e no Auditório da Fecomércio RJ (Flamengo). No sábado, o evento terá curadoria da Amazon. Os interessados podem obter mais informações e efetuar inscrições por meio do endereço eletrônico http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=2915.

Mais de seis milhões conciliados

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento terminou, na última sexta (18), o Grande Mutirão de Renegociação de Dívidas e Solução de Problemas do Procon Estadual do Rio. Nesta iniciativa, que já é a quinta do ano, foram atendidos 2.217 consumidores e 77% deles tiveram acordos fechados com empresas. O total de valores negociados superou os R$ 6 milhões, sendo R$ 3 milhões apenas em descontos de conciliação.

Moda movea OAB SG

Com o objetivo de promover um dia de capacitação, troca de informações e incentivo ao profissional autônomo do segmento de moda e beleza, a OAB São Gonçalo realiza na quarta (23), o evento gratuito "Empreendedorismo Transformador". A programação será das 10h às 18h, na sede da OAB/SG e os interessados deverão se inscrever no site www.oabsg.com.br. A diretora da Comissão de Direito Aplicado à Moda da OAB São Gonçalo, Alessandra Andrada, que idealizou o evento, explica que é preciso dar suporte à "onda empreendedora" que está fomentando sonhos e gerando emprego e renda.

Em busca do sonho e renda

"A procura por informações sobre como empreender, através de ferramentas que trazem segurança a alavancagem de resultados e recompensa pessoal e financeira é uma demanda que a OAB/SG através da Comissão resolveu abraçar juntamente com o Poder Público e sociedade", disse Andrade.

Empreender em tempos de crise

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) Wagner Victer, ministra, na quarta-feira (23), a palestra de abertura "Expo Meu Negócio", que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, na Avenida Paulo de Frontin, número 1, na Cidade Nova, Rio, às 11h. Na oportunidade, Victer abordará o tema "Empreender na Crise - Gerenciando Tormentas". A "Expo Meu Negócio" pretende conectar empreendedores e promover o desenvolvimento.

Dia de inaugurações para Crivella

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou de duas inaugurações na segunda-feira (21), em unidades de saúde na Zona Oeste. Ele esteve no Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, onde inaugurou o Centro de Detecção Precoce de Câncer de Mama, e no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, para conhecer a nova sala de Saúde Mental, com seis leitos para atendimento de emergência a pacientes psiquiátricos.