Republicanos de olho nas eleições de 2020

Dejorge, presidente municipal do Republicanos, e o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do partido - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O assessor de Projetos da Cedae e ex-deputado federal Dejorge Patrício se encontrou, na última semana, com o deputado federal Marcos Pereira. Em pauta, os copartidários do Republicanos conversaram sobre as eleições municipais que acontecerão no próximo ano e as estratégias para obter sucesso nas urnas. Patrício é presidente municipal do partido em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e Pereira é o presidente nacional.

Dejorge Patrício, que figura como um dos possíveis candidatos à prefeitura de São Gonçalo no próximo ano, afirma que o encontro também foi uma busca pelo apoio nacional do partido em sua cidade.

"Eu fui consolidar o apoio nacional do partido, por mais que eu seja presidente municipal. Conversamos sobre o futuro, sobre ter o apoio de toda a bancada para o município de São Gonçalo, com toda a força do Republicanos. Desta forma, também estudamos projetos futuros para a região", afirmou Dejorge.

Também na última semana, o político gonçalense esteve do lado de Wilson Witzel, na vistoria das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas nas rodovias estaduais RJ-104 e RJ-106. Na oportunidade, Witzel afirmou que foi Dejorge que insistiu para a realização das intervenções, que somam R$ 80 milhões e contemplam 32 quilômetros de rodovia.

"O nosso vice-governador (Cláudio Castro) tem sido um grande incentivador e o gestor dessas obras. Temos também que agradecer a todos os nossos colaboradores que estão aqui presentes e parabenizar o Dejorque que, insistentemente, pediu pela realização dessas obras", afirmou Witzel em sua visita.

Câmara de SG aprecia LOA e PPA

A Câmara Municipal de São Gonçalo realiza, nesta terça (29) e quinta (31), três audiências públicas para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). As Comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento já analisaram a LOA, que estima a receita e fixa as despesas do município para o próximo ano. Já o PPA aponta as diretrizes e objetivos do Poder Executivo na realização de metas e ações dos setores econômico, financeiro e setorial do município.

Abastecimento de água suspenso

A concessionária Águas de Niterói informa que o abastecimento de água na cidade será interrompido das 6h de quinta-feira (31/10) até as 6h de sexta-feira (01/11), para que a Cedae realize a manutenção preventiva anual no Sistema Imunana-Laranjal. O fornecimento de água estará regularizado em até 72 horas, após a conclusão dos trabalhos de manutenção. Nesse período, Águas de Niterói adotará medidas opepara minimizar o impacto dessa paralisação no sistema, além de disponibilizar carros-pipa, prioritariamente, para serviços essenciais como escolas, creches e hospitais. A concessionária solicita que os clientes usem a água de forma consciente.

Casamentos mais sustentáveis

As noções de sustentabilidade ambiental chegaram, enfim, aos casamentos. Com o objetivo de eliminar o plástico nas comemorações matrimoniais, nasceu a campanha #casarnapraialimpa, proposta por Vanessa Cavalcante, na plataforma Noiva Praia RJ, que faz a curadoria de locais e fornecedores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, para quem quer casar ao ar livre, com os pés na areia. Observando o lixo que fica nas praias após estas festas, Vanessa propôs o desafio a doceiros e fornecedores de festa, que se engajaram em fazer a diferença.

Mudança de receita

Para ser mais amigável com o meio ambiente, a doceira Lee Moscardini, por exemplo, mexeu na receita de seus bem-casados para embalá-los exclusivamente em papel, sem a tradicional transparência, que é também responsável por manter a umidade e textura do doce. Já no que diz respeito aos brindes, a campanha sugere que sejam utilizados sementes para plantio para que o início da união celebre o nascimento de um mundo mais verde.

Construtor reconhecido na Baixada

O presidente da Firjan Nova Iguaçu, Carlos Ernane Aguiar, concedeu a Medalha do Construtor do Desenvolvimento Regional ao empresário iguaçuano e ex-aluno da Firjan Senai, Daniel Adolpho, da empresa Arc Dynamics. Instalada no bairro Miguel Couto, a empresa se destaca por manter acordos de cooperação tecnológicas com instituições de ensino federal e centros de desenvolvimento.

Para 'destravar' setor de óleo e gás

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio, Lucas Tristão, participa, nesta terça (28), a partir das 17h, na OTC Brasil, do painel "Destravando o gás natural dos campos offshore". O titular da pasta debate sobre como aproveitar a riqueza do gás natural produzido nos campos offshore com a diretora-executiva do refino e gás da Petrobras, Anelisa Lara, o presidente regional da BP para a América Latina, Felipe Arbelaez, o presidente da Petrogal Brasil, Miguel Pereira, o presidente da Repsol Sinopec Brasil, Mariano Ferrari, e o vice-presidente de Markets e Mindstream da Equinor, Olav Skalmeraas. O painel terá como moderador o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) João Carlos de Luca, e será realizado na sala B8 do Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio de Janeiro.

Flinit acontece em Niterói

O Praia Clube São Francisco, na Estrada Leopoldo Froés, número 700, em São Francisco, Niterói, recebe, de 7 a 10 de novembro, das 9h às 21h, a Feira Literária de Niterói (Flinit) 2019. Ao todo, mais de 20 editoras e grupos literários irão expor obras. O evento contará com saraus, oficinas, debates, lançamentos, apresentações, além de atrações para o público infantil e varanda gourmet. Na última semana, a comunidade literária niteroiense emitiu agradecimento a Henrique Miranda Santos, presidente do clube, pela viabilização do evento.