Alerj recebe comitiva chinesa

Comitiva da província de Hubei, na China, veio ao Rio para tratar de futuras cooperações com o Governo do Estado - Foto: Julia Passos/Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, nesta segunda-feira (25), a comitiva chinesa da província de Hubei, da China. O encontro aconteceu para tratar da cooperação entre o Brasil e o país asiático no que diz respeito ao sistema de saúde, dando prioridade às características em comum entre os dois países membros do Brics.

"A China tem tido bastante interesse em fazer cooperação com o Brasil e trocar experiências. Na área da saúde, estamos estudando parcerias tanto no campo prático da saúde, como na área de pesquisa, com a nossa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a China tem muito a ensinar com a medicina milenar. O Rio de Janeiro não pode ficar fora disso", destacou a deputada anfitriã da reunião, Tia Ju (Republicanos).

A província de Hubei está localizada na região Centro-Oeste da República Popular da China e é considerada um centro político, cultural e econômico da China Central. A economia da província está baseada em indústrias especializadas nos setores de telecomunicações, internet, biotecnologia, farmácia, processamento alimentício, produtos pesados e softwares.

O cônsul-geral da China, Li Yang, vê nos acordos diplomáticos com o Brasil a chance de crescimento econômico e cultural entre os dois países.

"Tanto o Brasil quanto a China contam com uma grande extensão territorial e populacional, e os dois países têm uma responsabilidade enorme para garantir a saúde do povo. Por isso, a cooperação nessa área é muito positiva para utilizar os bons recursos que cada um pode oferecer", destacou o cônsul-geral

República que dá nota e livro

Os jornalistas Octavio Guedes e Daniel Sousa lançam, nesta quarta-feira (27), às 18h, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, o livro "Essa República vale uma nota - Histórias do Brasil na visão de um impagável colunista de jornal". A obra marca a história do Brasil, do nascimento da República até a política atual, sob a visão de um colunista que, com muita ironia e crítica, exerce seu olhar sobre a política. O endereço da livraria é Av. Afrânio de Melo Franco, 290.

Rio divulga Disque 100

A Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio realiza, nesta terça-feira, a partir das 11h, uma cerimônia de lançamento da campanha de divulgação do Disque 100, ferramenta criada para funcionar 24h por dia e atender exclusivamente violações de direitos humanos. Na oportunidade, sessões solenes de homenagem às baianas do acarajé pela contribuição à memória da cultura afro-brasileira também será realizada. O encontro acontece no Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), na Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa.

416 anos de Campo Grande

A prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da XVIII Região Administrativa, promove, na próxima quinta-feira (28), uma cerimônia para comemorar os 416 anos de Campo Grande. O evento acontece às 19h, no Clube Aliados, na Estrada do Mendanha, 1025, e homenageará àqueles que fizeram e fazem parte da história do bairro carioca.

Experiência dá show em Niterói

O município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem um compromisso marcado com os "experientes por mais tempo". A segunda eliminatória do Fest Voice da Maturidade, realização da Secretaria Municipal do Idoso, acontece nesta terça (25), a partir das 18h, para descobrir as vozes mais bonitas e vividas da cidade. O evento, na Sala Nelson Pereira dos Santos, na Avenida Visconde do Rio Branco, São Domingos, vale vaga para a grande final, que acontece na quarta-feira 4 de dezembro. Ao todo, cerca 30 idosos disputam o título de Voz da Maturidade de Niterói.

Vai dar samba em Niterói

Para comemorar o Dia do Samba, Niterói contará com programação especial na Concha Acústica nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Começando ao meio-dia nos dois dias, rodas de samba e convidados embalarão a Cidade Sorriso. Entre os convidados estão o Samba do Trabalhador, Velha Guarda da Portela, Juliana Diniz, Candongueiro, Samba do Vale, Blecaute Junior e Pedro Ivo, entre outros.

MPF quer manter bloqueio

O MPF pediu à Justiça, nesta segunda (25), que mantenha o bloqueio de R$ 150,7 milhões em bens decretado no processo de improbidade em licitações de obras do programa PAC-Favelas, no Rio. O bloqueio de bens atinge nove construtoras e 13 pessoas físicas, entre elas Sérgio Cabral, ex-secretários estaduais e executivos de construtoras, que respondem por enriquecimento ilícito. A apreciação de recursos do caso será julgado pelo TRF2 nesta terça (26).

'Celebrar Maricá'

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Maricá promove, entre os dias 29 de novembro e 31 de dezembro, uma campanha para aquecer as vendas do comércio no município. O consumidor que comprar nas lojas participantes ganhará, a cada R$ 60 em comprar, um cupom para concorrer a prêmios, entre eles o sorteio de um carro 0 Km. A ação faz parte do "Celebrar Maricá", que é composto por iniciativas de aquecimento econômico e vão até o início do ano que vem.

Alerj vai a Santa Cruz, na Zona Oeste

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai atender a população desta terça (26) a sexta (29) em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O ônibus da comissão ficará baseado na Rua Felipe Cardoso, 448, com serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas, entre outros. Os interessados podem comparecer ao local das 9h às 17h.