Neves e Bagueira em Brasília

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, e Paulo Bagueira, deputado estadual, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Foto: Reprodução/Facebook

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, e Paulo Bagueira (SDD), deputado estadual, estiveram, nesta terça (26), na Câmara dos Deputados. Os políticos participaram da sessão solene promovida no plenário da Casa para comemorar os 30 anos da Frente Nacional de Prefeitos.

 

Por meio de seu perfil nas redes sociais, Neves declarou acreditar ser de vital importância o fortalecimento dos municípios brasileiros.

"Na Câmara dos Deputados, acompanhado pelo amigo deputado Paulo Bagueira, na sessão solene pelos 30 anos da Frente Nacional de Prefeitos. [...] É preciso fortalecer as cidade pois nelas vivem os cidadãos!", diz trecho de sua postagem.

Já Bagueira colocou seu mandato à disposição para todas as "esferas do poder".

"Fui convidado pelo prefeito Rodrigo Neves para participar com ele da sessão solene sobre os 30 anos da Frente Nacional de Prefeitos, ocorrida em Brasília. Nessa oportunidade, pudemos ouvir experiências bem sucedidas em outros municípios, além de colocar o nosso mandato na Alerj a disposição para ampliar o diálogo com outras esferas de poder e também, com parlamentares federais na troca de diálogo em busca de melhorias para Niterói e municípios do Leste Fluminense", declarou Bagueira.

Violência contra a mulher em pauta

As Comissões de Saúde e do Trabalho da Alerj promoveram, nesta terça (26), no auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj), no Centro do Rio, uma audiência pública para discutir a violência contra a mulher. Durante a reunião várias mulheres fizeram relatos sobre suas experiências de agressões psicológicas. "A melhor forma de combatermos essa violência é falarmos sobre ela e criarmos mecanismos para evitá-la", disse Mônica Francisco (Psol), presidente da Comissão de Trabalho.

Defesa Civil faz simulado em SG

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta terça (26), um exercício simulado de desocupação de comunidades vulneráveis, no Pontal, onde está localizada uma das 25 sirenes de Sistema de Alerta e Alarme. A população foi orientada e recebeu instruções para que, em casos de calamidade, se dirija ao ponto de apoio da região. "Os simulados são essenciais para prevenção e preparação das comunidades em áreas vulneráveis", disse o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

Óleo preocupa parlamentares

Parlamentares em todo o estado estão preocupados com a chegada do óleo, proveniente do derramamento desastroso no Nordeste, nas praias da orla fluminense. A deputada estadual Zeidan (PT) encaminhou, nesta terça (26), um ofício a Otávio Leite, secretário de Turismo do Estado do Rio, e Ana Lucia Santoro, secretária de estado de Ambiente e Sustentabilidade, solicitando o acionamento do Plano Nacional de Contingência, para evitar uma tragédia no Rio.

Em Niterói...

Também nesta terça (26), o vereador Renatinho (Psol), do município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, encaminhou um ofício para a Secretaria de Meio Ambiente da cidade para obter informações sobre as providências que estão sendo tomadas para evitar impactos negativos com a possibilidade da chegada do óleo na Região Oceânica. "É de fundamental importância que o órgão ambiental se agilize a fim de prevenir possíveis danos às nossas praias", disse o parlamentar.

Tragédia

"A partir da notícia divulgada pela Coppe/UFRJ, de que haveria risco para o nosso Estado chegando (o óleo) nas cidades de Quissamã, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, estamos encaminhando este ofício a este Grupo de Trabalho como um alerta [...] Solicito que tomem providências urgentes no sentido de acionar o Plano Nacional de Contingência no nosso estado para evitar prejuízos a essas cidades. Não podemos deixar que ocorra com o Estado do Rio o que ocorreu com o Nordeste, é necessário evitar mais esta tragédia", diz trecho do documento encaminhado por Zeidan.

Capacitação para evitar o pior

Na última semana, guardas-municipais dos grupamentos de Defesa Ambiental (GDA) e de Especial de Praia e Marítimo (GPM) dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Araruama, Duque de Caxias, Guapimirim, Maricá, além de militares do Exército, participaram de um treinamento, promovido pelo Inea, no Forte Imbuhy, em Niterói, para se capacitaram para atuar em caso de aparecimento do óleo nas praias do Rio. Durante o curso, os guardas aprenderam sobre protocolo internacional para limpeza de óleo nas praias, com informações sobre contato, descarte e atuação em corais e mangues.

Tack Festival

No próximo sábado (30), a segunda edição do Tack Festival, festival de inovação tecnologia e criatividade, com o objetivo de gerar transformação a partir de ideias, acontece no Parque Lage, no Rio. O evento vai de 9h às 20h e oferecerá palestras, debates, atividades infantis, artísticas e culturais.

Inovação ganha recursos no Rio

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) irá transferir, por meio da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), R$ 1,5 milhão para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para construir a estruturação de uma rede de inovação tecnológica de agronegócio no Rio de Janeiro. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, junto com o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e o presidente da Faperj, Jerson Lima, firmam nesta quarta (27) o acordo de cooperação técnica, no auditório Embrapa Solos.