Empoderamento feminino

MAC iluminado em homenagem às mulheres - Foto: Vitor Pastana/Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem passar pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) até sexta-feira, dia 13 de março, vai vê-lo da cor lilás. A iniciativa é uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres da Prefeitura de Niterói (Codim) preparou uma programação especial em homenagem às mulheres, que vai até o dia 31 e pretende reforçar o empoderamento feminino.

Saúde pública

Ana Cristina Dantas, diretora de eventos do Complexo Hospitalar de Niterói e presidente da Liga Fluminense contra o Câncer, explica: "Ações anuais como essa data são muito relevantes para a saúde pública. O objetivo do evento é diminuir o impacto das doenças renais no mundo todo, em especial da doença renal crônica (DRC), que pode ser assintomática nos estágios iniciais, mas pode demandar diálise ou transplante em estágios avançados. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce, por meio de atividades ministradas por nossa equipe, que é referência em transplante renal no estado, são essenciais para controlar o número de casos.".

Evento pelo Dia Mundial do Rim

Estão abertas as inscrições para o Dia Mundial do Rim do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, que acontece no dia 12 de março, das 9h às 12h, no Edifício IOffices, na Rua Dr. Celestino, 122, cobertura. O tema deste ano é "Saúde dos Rins para Todos. Ame seus Rins. Dose sua Creatinina" e o evento é aberto a todos os públicos. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail [email protected].


Serviços

Na ocasião, participantes terão acesso a minipalestras e atividades como cálculo do índice de massa corpórea (IMC), verificação de pressão arterial e dosagem da glicose e da creatinina. O evento conta com o apoio da Liga Fluminense contra o Câncer, instituição educativa sem fins lucrativos.

Endereços

As doações podem ser entregues nos seguintes endereços: No Leste Fluminense, em Niterói (Firjan Sesi, Rua Visconde de Uruguai, 535, Centro, e Firjan Senai, Rua General Castrioto, 460, no Barreto) e São Gonçalo (Firjan Senai Sesi, Rua Doutor Nilo Peçanha, 134, Centro). Na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias (Firjan Senai, Travessa Arthur Goulart, 124 e Firjan Sesi, Rua Artur Neiva, 100). Em Nova Iguaçu (Firjan Senai, Rua Gerson Chernicharo, 1.319, bairro da Luz, e Firjan Sesi, Rua Gérson Chernicharo, 1.321

Homenagem à Aída dos Santos

Houve homenagem da Secretaria Municipal do Idoso para 47 mulheres pelo Mês da Mulher, na última sexta-feira, na Câmara dos Vereadores. Na foto, o secretário do Idoso, Beto Saad, e Aída dos Santos, ex-atleta que marcou história nas Olimpíadas. Em 1964, nas Olimpíadas do Japão, ela competiu no salto em altura e conquistou o quarto lugar.

Ajuda às vítimas das chuvas no RJ

Para apoiar os moradores de regiões prejudicadas pelas fortes chuvas, a Firjan Senai Sesi está recebendo donativos para as vítimas em suas unidades de 19 municípios. Os itens mais necessários são alimentos não perecíveis: materiais de limpeza; artigos de higiene pessoal (pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, sabonete, xampu e condicionador) e fraldas (infantil e geriátrica).

Fórum Nacional de Secretários

A secretária de Fazenda de Niterói, Giovanna Victer, preside, nos dias 10 e 11, a 2ª Reunião Geral do Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças, em Florianópolis. A reunião faz parte da programação da 77ª reunião geral da Frente Nacional de Prefeitos. Secretários do Ministério da Economia estarão presentes para debater com secretários de Fazenda de 60 cidades do país temas como as reformas Tributária, Administrativa e da Previdência, além do financiamento da educação pública através do Fundeb. Esses são temas com impacto direto nas finanças municipais. As reformas são necessárias, mas é preciso deixar claro que temos uma responsabilidade pública de manter nossa receita porque sabemos o tamanho da demanda que hoje recai sobre atividades que são fornecidas pelos entes municipais", afirmou Giovanna Victer.