Alerj homenageia mulheres

Mulheres da sociedade civil receberam Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro - Foto: Thiago Lontra/Alerj

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Comissão de Defesa da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta segunda (9), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Em uma sessão solene, dez mulheres da sociedade civil fluminense foram homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro, que destaca a contribuição de casa uma delas na defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero.

Durante a cerimônia, a presidente da comissão, deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), destacou a importância que cada uma das mulheres homenageadas têm nos diferentes lugares da sociedade.

"A presença de várias mulheres anônimas que lutam diariamente pelos seus direitos, pelo empoderamento e, principalmente, contra a violência, em lugares de destaque na sociedade, só mostra o quanto nosso trabalho não tem sido em vão", argumentou a deputada.

A advogada Alessandra Moreira dos Santos é membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e foi uma das homenageadas na sessão solene do Dia Internacional da Mulher.

"Eu vim do subúrbio carioca e hoje receber esse prêmio tem uma importância muito significativa na minha vida. Acredito que quanto mais espaços nós mulheres pudermos ocupar, certamente que iremos lutar para estar lá. Precisamos desmistificar essa fala machista e patriarcal de que mulher não pode ser da política, pois podemos sim. Após muita luta conquistamos o direito do voto, agora nossa briga é que cada vez mais mulheres ocupem o parlamento", declarou a advogada.

TRE rejeita embargos

Na sessão plenária desta segunda (9), o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) rejeitou os embargos de declaração opostos pela chapa vitoriosa na eleição suplementar, liderada por Jaime Figueiredo (Pros). O relator do processo, desembargador eleitoral Ricardo Alberto Pereira, argumentou que o recurso pretendeu apenas rediscutir matéria já apreciada, "sem buscar sanar omissão, contradição ou obscuridade do julgado". A chapa ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.


Eleições

Nas eleições suplementares do último domingo (8) em Silva Jardim, a chapa de Jaime Figueiredo, com Marcilene Xavier de vice, foi a mais votada, com 5.525 votos. No entanto, como o registro foi indeferido pela Justiça Eleitoral fluminense, os candidatos não foram declarados eleitos.


Parabéns

Ex-prefeito de Silva Jardim, o deputado estadual Anderson Alexandre (SDD) não acredita que o atual prefeito da cidade, Jaime Figueiredo (Pros), consiga reverter no TSE a impugnação da sua chapa. O parlamentar parabenizou a candidata Zilmara Brandão (PL) pela vitória, já chamando-a de prefeita.


Juntos

"Zilmara, conte com o deputado Anderson Alexandre e o governador Wilson Witzel para avançar a cidade. Juntos vamos fazer ainda mais por Silva Jardim", declarou Anderson em vídeo, pouco depois da divulgação do resultado oficial da eleição.

Parlamento Jovem começa na Alerj

A 12ª edição do Parlamento Juvenil teve início nesta segunda (9), com a sua primeira sessão no Plenário da Alerj. Durante o encontro, os 92 alunos da rede pública de ensino, que participam desta edição, tomaram posse de seus mandatos e elegeram a Mesa-Diretora. O projeto foi criado em 1998 e reformulado pelos próprios parlamentares juvenis, em 2015. Pela primeira vez, as mulheres são a maioria do grupo.

Vereador preso em Volta Redonda

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF), e o Ministério Público Estadual (MP-RJ), por meio do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral da Justiça (GAOCRIM), prenderam em flagrante, no sábado, um vereador de Volta Redonda. O parlamentar foi preso no momento em que receberia a quantia R$ 325 mil reais, supostamente para evitar o impeachment do prefeito de Volta Redonda. Ele estava em um carro alugado com placa adulterada.


Impeachment

A CIAF e o GAOCRIM apuram a denúncia de que três vereadores teriam cobrado uma grande quantia em dinheiro, mais um valor que deveria ser pago mensalmente para não estimular o impeachment, que foi votado essa semana. O prefeito informou aos agentes que teria conseguido gravar, por meios próprios, a solicitação do valor feita na semana passada.


Em análise

As gravações feitas pelo prefeito, além de anotações de valores realizadas pelo vereador, entre outras provas coletas estão sendo analisadas. O vereador foi conduzido para a unidade, onde prestou depoimento. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de corrupção passiva e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.


Circunstâncias

As investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do caso. O prefeito e os outros dois vereadores também serão ouvidos.

Codecon vai a Arraial do Cabo

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Alerj, atende à população nesta terça-feira (10), em Arraial do Cabo, Região dos Lagos. O ônibus da comissão ficará localizado na Orla da Praia Grande e disponibilizará serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas, entre outros. Os interessados podem comparecer ao local das 10h às 15h.