Pandemia: deputado fiscaliza barcas

O deputado Flávio Serafini (Psol) vistoriou as barcas em Niterói e constatou aglomerações e falta de álcool em gel - Foto: Divulgação/Flávio Serafini

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O deputado estadual Flávio Serafini (Psol), presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), vistoriou, na manhã desta segunda-feira (30), a estação das barcas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Na oportunidade, o parlamentar observou, no local, a formação de aglomerações, a falta de produtos de higienização, como álcool em gel e sabonete e constatou atrasos no horário de saída das embarcações, o que, segundo ele, faz com que o modal de transportes fique ainda mais lotado de passageiros.

"A barca está andando muito cheia. Ela adotou o procedimento de abrir as janelas e lotação máxima de dois terços do número de passageiros que viajam sentados. O problema é que com dois terços de passageiros, as pessoas estão sentadas umas ao lado das outras, sem uma distância sequer de 30 centímetros, quando a recomendação (da Organização Mundial de Saúde) é de um metro e meio", disse o parlamentar.

Serafini afirma que irá oficiar a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaiviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e a CCR Barcas, concessionária que administra a concessão, para que a lotação das embarcações seja diminuída e a oferta de horários, aumentada.

A CCR Barcas, por meio de nota, afirma que "em cumprimento à determinação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por medida de prevenção ao aumento do número de casos de coronavírus, na linha Arariboia, entre 6h e 9h, nos dias úteis, as viagens estão sendo realizadas conforme sistema de intervalo de 30 minutos entre as partidas, sendo que somente profissionais de setores essenciais estão sendo transportados".

A concessionária também explica que "de acordo com os registros do Centro de Controle Operacional (CCO), não houve dilação nos horários desse sistema na manhã desta segunda-feira (30/3)".

Sobre aglomerações, a CCR afirma que para evitá-las, os bloqueios das estações estão programados para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação da vez, de forma que passageiros sentados sejam transportados e assim, o terminal, que tem capacidade para 4 mil pessoas, permaneça, no máximo, com 900 passageiros a cada embarque.

Sobre a falta de álcool em gel e sabonete, a concessionária afirma que instalou dispensers nas estações e informa, por meio de locuções, cartazes e vídeos nos terminais, e de banners em seu site, as ações contra a propagação do vírus.

Seeduc e Google iniciam parceria

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Google For Education iniciaram, nesta segunda-feira (30), as atividades na plataforma online, em tempos de pandemia do coronavírus. O tutorial para os alunos e professores foi divulgado, na última sexta-feira (27), nas redes sociais da Seeduc, além de ser distribuído por WhatsApp para toda a rede. Com isso, os estudantes e docentes puderam criar sua conta Google e começar a fazer o cadastro e login no sistema. Os conteúdos das aulas serão incluídos nas salas virtuais ao longo da semana que se inicia.

Treinamento

A primeira semana será de treinamento e adaptação, quando alunos e professores, com seus logins individuais, poderão conhecer a plataforma e entender seu funcionamento. Este período de formação e ambientação não vai afetar os 200 dias letivos, uma vez que o calendário da Seeduc contava com 200 dias letivos previstos e esses 15 dias de paralisação para minimizar os impactos do coronavírus corresponderam ao recesso escolar de julho, que foi antecipado como medida de prevenção.

Portais

"De forma complementar, também vamos recomendar conteúdo pedagógico que será exibido no Canal Futura. Além disso, divulgaremos links de sites educacionais para que os estudantes acessem e estudem o conteúdo nos respectivos portais", disse o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

Voluntários no reforço à saúde

Após campanha na internet, a Rede Adventista Silvestre já recebeu mais 250 inscrições para o Centro de Voluntariado, reativado para todos que queiram contribuir para o enfrentamento do novo coronavírus. A rede, que administra o Hospital Adventista Silvestre de Saúde, que tem duas unidades na capital do estado e uma em Itaboraí, quer garantir ainda mais a agilidade e qualidade no serviço oferecido, levando saúde e informação a todos. A ocupação que mais recebeu adesão foi a de técnico de enfermagem. Além das áreas de atendimento, como Medicina e Enfermagem, também são solicitados profissionais como farmacêuticos, biólogos, técnicos de laboratório, entre outros.

Férias coletivas em cervejaria

Devido à queda de consumo de cerveja no país, por conta do fechamento de bares e restaurantes, o Grupo Petrópolis vai promover ações de readequação de suas atividades e de seus 28 mil trabalhadores. Nesta segunda (30), entraram de férias 10 mil funcionários. A medida quer, em um primeiro momento, garantir os empregos da companhia na fase de prevenção à Covid-19.

Orientações

Com estoques em alta, a produção será feita seguindo o cronograma das linhas de envase de cada fábrica. No momento, o grupo tem produto suficiente para o atendimento aos supermercados e pontos de venda que seguem abertos. Por nota, a empresa argumenta que desde o início da pandemia vem cumprindo medidas de prevenção sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

UFF oferece cursos sobre mercado financeiro on line e sem custos

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio do Núcleo de Estudos Empresariais e Sociais (NEES), visando incentivar os estudos e o conhecimento durante a quarentena, disponibilizou cinco cursos de extensão onlines e gratuitos.

Qualquer pessoa que tenha ensino médio completo poderá se inscrever no projeto "100 Dias Sem Custos", que contempla os cursos: ABC do Mercado Financeiro, Tesouro Direto, Decisões Financeiras, Excel Básico e Excel Intermediário. As inscrições vão até o dia 10 de abril e poderão ser feitas pelo site do NEES. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever em mais de um curso. Os cursos terão certificados emitidos pela UFF.

Segundo os organizadores do projeto, a ação já havia acontecido em 2018, mas diante do isolamento social, por conta do novo coronavírus, e a suspensão de aulas, o "100 Dias Sem Custos" retornou em uma edição especial.