Maricá afrouxa restrições na quinta

fabiano horta - Foto: divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Maricá publicou, ontem, um decreto especificando novas restrições, promovendo o afrouxamento do isolamento social na cidade nesse novo momento de combate à covid-19. As medidas, que foram anunciadas pelo prefeito Fabiano Horta, durante uma live na internet, passam a valer a partir de amanhã.

A cidade passará a testar todos os pacientes com algum sintoma de contágio pelo vírus atendidos nas tendas de triagem nos hospitais e na UPA, além de promover uma testagem em massa em todo o município de forma segmentada, começando pelos idosos.

Essa testagem em massa será feita da mesma forma que a campanha de vacinação contra a gripe, os profissionais irão até as casas dos idosos para realizar os testes. Também serão disponibilizados "drive-thrus" para exames em pontos específicos da cidade.

Foi aplicado um novo sistema de controle do coronavírus, onde há quatro níveis possíveis para as restrições: nível vermelho para lockdown (fechamento total); laranja (nível atual), com funcionamento apenas de serviços essenciais; amarelo nível 1, que passa a vigorar a partir de quinta, com a abertura gradual do comércio e liberação de algumas atividades; e o amarelo nível 2, com maior flexibilização para o funcionamento dos comércios.

O nível amarelo 1 permite o funcionamento dos serviços essenciais e de outros comércios, conforme especificado no decreto, porém estes têm um horário de funcionamento a ser cumprido, podendo ser na parte da manhã ou da tarde, para evitar aglomerações.

Os estabelecimentos precisam cumprir com as medidas sanitárias, oferecendo álcool em gel e aferindo as temperaturas das pessoas. Só devem atender clientes com máscaras.

O novo decreto permite o funcionamento de igrejas e centros religiosos, respeitando as medidas sanitárias impostas.

Gastos com vírus na mira da Alerj

A Alerj instalou, ontem, comissão para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas à saúde pública relacionadas ao coronavírus. Para presidir o grupo foi eleita a deputada Martha Rocha (PDT). Dr. Serginho (REP) foi escolhido como vice e Renan Ferreirinha (PSB), como relator.

O primeiro passo será solicitar ao Executivo a cópia dos contratos emergenciais. A comissão quer ouvir o novo secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, e o antigo, Edmar Santos, exonerado no último dia 18. Representantes do Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) também serão convocados.

Deputados querem averiguar denúncias de superfaturamentos nos hospitais de campanha, na aquisição de respiradores e de EPIs, além das condições de trabalho dos profissionais.

"Iremos apurar também a situação nos municípios e denunciar tudo que estiver errado. Não vai sobrar pedra sobre pedra", diz Dr. Serginho.

Pitada de solidariedade

A alimentação dos pacientes internados no Pronto Socorro de São Gonçalo, no Zé Garoto, chega agora com mensagens motivacionais e com desenhos de muitas carinhas felizes e corações. O carinho vem do núcleo de nutrição e faz parte do processo de humanização que vem sendo implantando na unidade.

A ação, batizada carinhosamente de "Quentinhas do Coração", viralizou nas redes sociais e nos corredores do hospital, colocando uma pitada de motivação no dia a dia de quem está em tratamento. "Tenha Fé! Juntos venceremos esta fase" e "Estamos cuidando de você! Tudo vai dar certo" foram algumas das mensagem enviadas aos pacientes na hora do almoço de ontem.

Biblioteca oferece cursos gratuitos

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, na sede da Secretaria Municipal de Educação, no Mutondo, realizou uma parceria com a ONG Recode, para disponibilizar cursos gratuitos e online.

Os cursos serão abertos a comunidade em geral, inclusive para funcionários da prefeitura, alunos do município e do estado e usuários da biblioteca. Todos poderão participar.

O link para realizar o cadastro é o seguinte: plataforma.recode.org.br.

Profissionais nota 10

Além de garantir as aulas "on-line", profissonais de educação da Escola Estadual Brigadeiro Castrioto (Cebric), em São Lourenço, Niterói, gravaram vídeo com mensagens motivacionais, falando da saudade e que tudo vai passar. Esta semana, eles também realizaram videoconferência com os estudantes para tirar dúvidas sobre as matérias e também sobre o coronavírus. Nota 10.

Axel se despede da prefeitura

O secretário de Planejamento de Niterói, Axel Grael, se despediu ontem da prefeitura, após sete anos e meio, para iniciar um novo ciclo na política. A saída se deu por conta da legislação eleitoral, que exige que o pré-candidato deixe o cargo.

Grael, que no início do ano anunciou a troca do Partido Verde (PV) para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), recebeu a indicação para a sucessão de Rodrigo Neves na próxima eleição municipal.

"Foram dias intensos, desde o início, por ser uma gestão municipal comprometida e em sincronia com a velocidade do mundo. Saio feliz e orgulhoso por ter integrado uma equipe comprometida e eficiente em transformar Niterói numa cidade que hoje é referência para o Brasil. Sou grato por todo o aprendizado e troca", disse Axel durante uma live na internet.