Flexibilização é questionada

A taxa de letalidade do novo coronavírus no Rio é de 8,95%, a mais alta do Brasil - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O último relatório semanal do sistema InfoGripe, da Fiocruz, sugere uma queda no número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro, porém ainda com valores semanais altos. O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, atribui essa diminuição às medidas de distanciamento social adotadas no estado.

Para fins de comparação, no estado, até a vigésima terceira semana em 2019 (ano em que se observou uma temporada de SRAG considerada elevada), foram 1.411 registros de síndrome, independentemente da presença de febre. Este ano, no mesmo período, mesmo com dados incompletos por conta da oportunidade de digitação (tempo entre a data de primeiros sintomas e inserção do caso no sistema nacional de informação) já são 18.204 registros, o que representa um aumento percentual de 1.397%.

O coordenador do InfoGripe alerta que, apesar dessa queda da SRAG, como os valores semanais estão muito altos, o estado do Rio deve manter o distanciamento social até que se tenha maior segurança em relação à queda sustentável e para o sistema de saúde não ser sobrecarregado ou entrar em colapso, caso ocorra um crescimento do número de casos.

Gomes destaca que os efeitos da nova onda de flexibilização podem repercutir mais à frente.

"Vários lugares que flexibilizaram antes do momento tiveram piora no quadro". Como o vírus ainda está circulando e o número de casos ainda é alto, a flexibilização facilita a transmissão e, com isso, pode levar à retomada do crescimento", ressalta.

O coordenador chamata atenção ainda que, para fins de embasamento de ações relacionadas a distanciamento social, é fundamental analisar os dados em conjunto com a taxa de ocupação de leitos e UTIs.

Praia do Siqueira terá polo econômico

O prefeito Dr. Adriano Moreno sancionou a Lei Nº 3.199/2020 que cria o Polo de Desenvolvimento Econômico de Cabo Frio. A área total de 1.692.568,90 m² fica localizada na Praia do Siqueira e será desmembrada em lotes. A lei tem por finalidade de promover a instalação de novas empresas no município ou a expansão das já existentes.

As empresas interessadas em se instalar no local deverão apresentar requerimento. Para a habilitação regular das empresas, o projeto de implantação deverá conter, a previsão de geração mínima de 40 empregos diretos por área equivalente ao lote mínimo a ser projetado, podendo ser alterada, a critério da Companhia, que avaliará o potencial para pleno funcionamento da empresa.

O prazo máximo de seis meses para construção das instalações da empresa, após a aprovação dos projetos, e conclusão no prazo máximo de 12 meses, sob pena de rescisão do contrato. O prazo de vigência do contrato será, de até 20 anos.

Doação de alimentos

A Piraquê, marca de massas, biscoitos e torradas pertencente à M. Dias Branco, está entregando 102,12 toneladas de alimentos ao Mesa Brasil, rede nacional de bancos de alimentos do SESC, para distribuição a entidades de apoio a comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro.

A ação faz parte da campanha #vocedoaagentedoa, realizada em parceria com o Hemorio e o RioSolidário durante o mês de maio. Para a ação, que beneficiará comunidades carentes do Rio de Janeiro, foram escolhidos cream cracker, biscoito Maria e macarrão Piraquê, que serão distribuídos pelo Mesa Brasil ao longo dos meses de junho e julho.

Testagem nas farmácias

A testagem rápida para a covid-19, que é oferecida de forma gratuita pela Prefeitura de Niterói em vários pontos espalhados pela cidade, inclusive por meio de drive-thru, está custando, em média, R$ 140 nas farmácias da cidade. Os testes identificam os anticorpos igG e igM. Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.

Pestalozzi está oferecendo curso

Estão abertas as inscrições para o curso Interação Mediada por Animais, oferecido pela Escola Superior Pestalozzi. As aulas são todas no sistema on-line e ministradas pela professora Vivian Gomes, médica veterinária, doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. O investimento é de apenas R$60 em uma única parcela no ato da inscrição. Outras informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.pestalozzi.edu.br.

Live terá debate contra o racismo

O vereador de Niterói Renatinho (PSOL) promove neste domingo, às 16h, uma edição da Tribuna Livre, uma live-debate com o tema "O racismo de Estado e o incremento do genocídio negro no contexto da pandemia". Participarão a professora Josiane Peçanha, especialista em Direitos Humanos, Diversidade e Questões Raciais, militante do Coletivo Afrodivas de Niterói e a assistente social Jacqueline Botelho, doutora em Serviço Social, professora da Escola de Serviço Social da UFF e militante do Coletivo Negro Minervino de Oliveira.

"Durante a pandemia aumentou muito a violência policial contra a população negra. Os negros e favelados, quando não morrem por causa do vírus, é na ponta dos fuzis", acusa Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.

Tecnologia japonesa contra lixões

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a erradicação dos lixões a céu aberto, completa dez anos em agosto, mas está longe de sair do papel. Pensando nisso, a Direção Máquinas e Equipamentos - Demaqque, trouxe tecnologia japonesa para o país. Segundo o diretor de operações da empresa, Yuri Santos, ela é a melhor aposta para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais, de agronegócio e hospitalar, reduzindo em até 95% o volume desse lixo.