ISP: violência aumenta em casa

Compras virtuais já fazem parte da rotina de 1,6 milhão de pessoas no Rio, revela pesquisa - Foto: Divulgação

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou ontem o último balanço dos indicadores de criminalidade no estado. Desde o dia 13 de março, os registros de ocorrência dos crimes têm sofrido impactos gerados pelas medidas de isolamento social, que ajudaram na redução da criminalidade, e da diminuição dos registros das ocorrências, mas resultando muitas vezes em subnotificações.

Um dado curioso, é que no período de distanciamento social houve redução das ocorrências de violência contra a mulher: 63,8% do número de mulheres vítimas de Violência Moral; 61,6% do de Violência Patrimonial; 57,1% das vítimas de Violência Psicológica; 50,8% das de Violência Sexual; e de 44,2% das vítimas de Violência Física. Os crimes tipificados pela Lei Maria da Penha também apresentaram diminuição: 47,6%.

Mas apesar do número de vítimas ter apresentado queda, a proporção de crimes que ocorreram em casa aumentou para os crimes mais graves. No período analisado em 2020, 67,0% das mulheres vítimas de Violência Física (59,9% em 2019) e 69,6% de Violência Sexual (57,0% em 2019) foram vitimadas dentro de casa.

Denúncias - O número de ligações para a Central de Atendimento do Disque Denúncia apresentou redução de 40,2% das denúncias de "Violência contra Mulher". Por outro lado, as ligações recebidas pelo Serviço 190 da Secretaria de Estado de Polícia Militar referentes a "Crimes contra a Mulher" registrou um aumento de 12,1% em relação aos mesmos dias do ano passado.