Cedae: começam as audiências

Por

O Governo do Rio inicia, nesta quinta-feira (25), às 10h, a série de audiências públicas virtuais sobre o processo de concessão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). Na ocasião, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentará a proposta de nova modelagem para universalização dos serviços públicos de captação, abastecimento e tratamento de água e captação, tratamento e destinação final de esgotos sanitários em 64 municípios nas regiões metropolitana, centro-sul, serrana, norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Participam da primeira audiência, o defensor público Arnaldo Goldemberg, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Lopes da Silva, o procurador-geral do município do Rio de Janeiro, Marcelo Silva Moreira Marques, o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos e o Chefe de Departamento do BNDES, Guilherme da Rocha Albuquerque, dentre outros representantes da sociedade civil e especialistas.

As outras audiências serão realizadas nos dias 6 de julho e 4 de agosto. As audiências públicas serão virtuais. O link para o acesso será disponibilizado no website http://www.rj.gov.br/consultapublica.

No modelo de concessão, a área dos 64 municípios será dividida em quatro blocos, com prazo de concessão de 35 anos. A estimativa de investimentos dos operadores privados é de R$ 33,5 bilhões, que vão permitir que mais de 8,7 milhões de habitantes tenham acesso ao tratamento de esgoto e mais 1,6 milhão de habitantes tenham acesso à água tratada.

Os contratos de concessão preveem investimentos de R$ 1,7 bilhão em saneamento nas comunidades. A estimativa é de que sejam gerados mais de 46 mil empregos diretos e indiretos até 2054.

Ferry ainda deve explicações

A Assembleia Legislativa (Alerj) realiza nova audiência remota, hoje, às 10h, para continuar a ouvir o ex-secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry, que será transmitida pela TV Alerj e pelo canal no Youtube da Casa.

"No primeiro depoimento não foi possível esclarecer todas as dúvidas com o ex-secretário Ferry. Precisamos, por exemplo, detalhar o pagamento de contratos firmados pela Secretaria de Saúde na gestão dele", explica a deputada Martha Rocha (PDT).

O deputado Renan Ferreirinha (PSB) ressalta que Ferry é o segundo secretário que sai da pasta durante a pandemia.

"Na última quinta, Ferry foi ouvido pela Comissão Especial da Covid e ele respondeu de forma muito evasiva, especialmente a respeito de critérios de transparência e da conclusão dos hospitais de campanha. Desta vez, espero que o ex-secretário explique o motivo de sua saída e a nota técnica interna da secretaria recomendando a não abertura dos cinco hospitais de campanha que ainda não foram entregues. E se aconteceu, como ele temia, algum tipo de interferência política", declarou Ferreirinha.

SG: vereador pede licença

Em seu retorno à Câmara de São Gonçalo, o ex-deputado estadual Capitão Nelson (Avante) solicitou, ontem, aos colegas vereadores, uma nova licença, não remunerada, para se dedicar a estudar o município e se preparar para as eleições municipais deste ano. O político é pré-candidato à prefeitura e já estava licenciado do Legislativo municipal há um ano e dois meses para exercer a função de deputado estadual.

Capitão Nelson deixou a Alerj após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que os deputados eleitos e presos na Operação Furna da Onça reassumissem suas cadeiras. O político era suplente de um deles.

Liderança feminina

Um fórum on-line vai abordar, nesta sexta-feira (26) a liderança e o empreendedorismo feminino. O evento reunirá mulheres expoentes de diferentes segmentos da sociedade, entre elas, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza.

As inscrições para o Fórum Online devem ser feitas no link www.sympla.com.br/g10empresas. O evento será transmitido, às 16h, no YouTube, simultaneamente nos canais "Alterdata" e "Identidades de Sucesso".

Deputado intercede pelo Heat

O deputado estadual Coronel Salema encaminhou ao Governo do Estado, ontem, indicação solicitando que seja regularizado o pagamento dos funcionários do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê.

A unidade de saúde atende não somente os moradores de São Gonçalo, mas também recebe pacientes dos municípios vizinhos, e os profissionais que têm arriscado suas vidas durante a pandemia.

Maricá tem novos serviços no portal

O Portal do Serviços Integrados Municipal (SIM) da Prefeitura de Maricá recebeu dois novos serviços automatizados. O primeiro é para beneficiar os idosos com idade igual ou superior a 60 anos. No Portal, eles poderão pedir a prorrogação do prazo de pagamento de IPTU, em conformidade com um decreto do prefeito Fabiano Horta. O segundo é para o Cadastro Geral do Município (CGM).

O CGM é necessário para todo cidadão que deseja obter algum tipo de serviço junto à Prefeitura. Através da atualização desse cadastro, a prefeitura e o contribuinte podem se comunicar de forma simples e direta, por meio de correspondências de interesse do munícipe, bem como o envio do carnê do IPTU.

Por esse motivo é importante que todos atualizem seus cadastros através do e-mail (cgm@marica.rj.gov.br) e no Portal SIM.

Secretário defensor dos animais

Amante e defensor da causa animal, o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, se uniu a quatro servidoras da secretaria que fazem parte do projeto @anjos.de4patas.

Durante a pandemia o trabalho foi intensificado com objetivo de ajuda animais abandonados em situações de risco. Até o momento 16 cães foram resgatados, alguns já foram até adotados.

  • Tags: