Pela padronização da retomada

Por

Na manhã de ontem, em Brasília, o governador em exercício Cláudio Castro se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar da retomada consciente de diversos setores da economia durante a pandemia do novo coronavírus. No encontro, Castro também pontuou a necessidade da elaboração de um protocolo sanitário único para todo o país.

"Foi uma conversa bem técnica e produtiva, onde tratamos da retomada segura da economia. O ministro colocou a estrutura à disposição do Estado para nos auxiliar também com equipamentos de proteção", afirmou Cláudio Castro.

Na ocasião, o governador em exercício também deu um panorama da saúde no Rio de Janeiro. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação da rede estadual destinada à covid-19 está em 21% em leitos de enfermaria e 39% em leitos de UTI. A maior parte do estado está hoje na bandeira amarela, o que significa risco baixo de contaminação.

"Conversamos sobre a melhoria da taxa de ocupação dos leitos do Rio. Estamos hoje trabalhando para não haver retrocessos e continuarmos na bandeira amarela", afirmou Castro, que também pediu o apoio do Ministério da Saúde no reforço dos hospitais federais em solo fluminense.

 

Indisponibilidade de bens

O Ministério Público do Estado (MPRJ) ajuizou duas ações civis públicas em razão de um esquema de superfaturamento de quase R$ 6 milhões na compra de medicamentos, produtos hospitalares e equipamentos de proteção individual para uso de pacientes de covid-19 no Estado.

Com as ações, o MPRJ busca obter liminar determinando, entre outros pontos, a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-secretário de Saúde Edmar Santos e outros réus, bem como a decretação da indisponibilidade de bens dos acusados.

Visita à Feira de São Cristóvão

A Feira de São Cristóvão, tradicional espaço nordestino na Zona Norte do Rio, tem enfrentado dias difíceis. Os administradores relatam dificuldades para manter o local, que hoje funciona somente no fim de semana e através de geradores, devido à falta de água e energia.

Comércios e restaurantes abrem de sexta a domingo por absoluta resistência dos administradores e lojistas. Ontem, eles receberam Nilton Caldeira (PL), candidato a vice na chapa de Eduardo Paes (DEM) à prefeitura do Rio.

"A Feira de São Cristóvão só não fechou definitivamente por empenho dos diretores, precisamos resgatar a alegria e dar condições para pleno funcionamento", diz Caldeira, que já esteve à frente da administração da Feira através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na gestão César Maia.

Deputado é nova vítima da covid-19

A Alerj comunicou a morte do deputado João Peixoto (DC), ontem, vítima da covid-19. Peixoto, que tinha 75 anos, estava internado no Hospital Dr. Bêda desde 27 de agosto, em Campos dos Goytacazes, sua cidade natal. O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), decretou luto oficial por três dias e realizou, ontem, sessão solene em homenagem ao colega.

João Peixoto exercia seu sexto mandato. Líder do Democracia Cristã, também foi vereador em Campos. Casado e pai de três filhos, ficou conhecido por ser autor da lei que levou o abastecimento por GNV para o Norte Fluminense. Em seu lugar assume o suplente Eurico Júnior (PV), que foi deputado federal, vereador e prefeito.

Blockchain em debate virtual

A WeCont, empresa focada em soluções de contabilidade que viabilizam a inovação, promove hoje uma edição de seu projeto de lives WeTalk. O evento, que será transmitido nas plataformas do YouTube e Facebook (/wecont.net) da própria empresa, abordará o tema "Contratos e Assinaturas digitais em blockchain" que, em tempos de coronavírus, são alternativas para substituir, de forma tecnológica, a validação tradicional de contratos em formato de assinaturas presenciais. Em formato de conversa, o encontro contará com a presença de Guilherme Brant, CEO da WeCont, e Hugo Pierre, CEO da Growth Tech, empresa pioneira no ramo de contratos digitais via blockchain.

"A Growth Tech, empresa parceira da WeCont, tem a inovação em seu DNA e mexeu no mercado ao apresentar este tipo de soluções. Acreditamos que o evento será uma ótima oportunidade para quem precisa pensar fora da caixa, conhecer as alternativas disponíveis no mercado", afirma Guilherme Brant, CEO da WeCont.

  • Tags: