Empurrão na construção civil

O Governador em exercício Cláudio Castro em reunião com Sinduscom...07/10/2020..Foto:Rafael Campos - Foto: Rafael Campos

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Durante encontro com empresários da construção civil, no Palácio Guanabara, ontem, o governador em exercício Cláudio Castro assinou uma carta de compromisso pela retomada do crescimento do setor. O objetivo é atuar em parceria para identificar as dificuldades existentes e dar celeridade aos trâmites processuais.

"O desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro passa diretamente pela construção civil. Por isso, acredito também que a retomada da economia fluminense inclui o setor, que é um dos que mais contrata. Portanto, quando não ocorre isto, o movimento de queda acaba sendo em cascata. Existe, ainda, o inverso: quando há a volta dos empregos, ajuda bastante na retomada econômica. É nisso que estamos focados neste momento", disse o governador em exercício.

Na carta, dez itens foram listados como prioridades para o setor. Entre eles, a retomada de obras públicas no âmbito estadual, a análise e o deferimento mais rápido das concessões de licença ambiental, a modernização da legislação, a adoção de materiais menos agressivos ao meio ambiente e a abertura de novos postos de emprego. Castro ressaltou que este movimento de aproximação deverá ser repetido com outros setores importantes da economia fluminense.

"Esta proposta de encontros terá continuidade com as grandes categorias para que possamos entender e saber o que o Estado pode fazer no sentido de obter aumento na capacidade produtiva, desburocratização dos processos e ampliação na oferta de empregos. Estamos em um estágio permanente de diálogo com os segmentos de óleo e gás, comércio e atacadista. Em breve, faremos um encontro semelhante com o setor de turismo, que também teve prejuízo grande este ano", explicou Cláudio Castro.

Aposentados em busca de novo lar

A Guarda do Rio busca um novo lar para cinco cães de raça entre 8 e 11 anos que foram aposentados com voluntários que possam proporcionar carinho e o merecido descanso aos animais. Os interessados em adotar um dos cães podem entrar em contato com o Grupamento de Cães de Guarda (GCG) pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 3234-1057, das 9h às 16h.

Bicicletários nas escolas

Escolas públicas e privadas poderão ser obrigadas a ter bicicletários. De autoria do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), a determinação foi apresenta na Alerj através do Projeto de Lei 3.160/2020. Se aprovada, as unidades de ensino terão 180 dias para instalarem os dispositivos.

"O crescimento do uso da bicicleta como transporte é uma tendência por ser um meio mais barato, além de benéfico à saúde e ao meio ambiente. A instalação de bicicletários nas escolas é um importante instrumento para atender alunos, professores e funcionários que precisam de um lugar seguro para estacionar", defende.

Muitos estudantes possuem a bicicleta, mas são desestimulados a irem à escola por não ter onde acomodar o veículo com segurança e praticidade. Além disso, é uma forma até de desafogar o trânsito.

Thiago Pampolha no Ambiente

O governador Cláudio Castro nomeou, ontem, em publicação extra do Diário Oficial, o novo secretário do Ambiente e Sustentabilidade. Deputado estadual no terceiro mandato, Thiago Pampolha passa a chefiar a pasta, no lugar de Altineu Côrtes.

Eleito deputado estadual mais jovem do Rio no seu primeiro mandato, em 2010, Thiago Pampolha, de 33 anos, presidiu nos últimos anos a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj e foi autor e relator da primeira Comissão criada na Assembleia especificamente para a Defesa dos Animais. Além disso, já esteve à frente da Secretaria estadual de Esporte Lazer.