Niterói, lugar para viver mais

Região Metropolitana, que inclui Niterói, está com baixo risco de contágio - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Panorama RJ
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Mais da metade dos 876 municípios, onde vivem 160 milhões de brasileiros analisados pela segunda edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) não estão adequados para a longevidade de suas populações. Mas enbtre os dez mais bem colocados na edição 2020, Niterói se destaca na sexta posição no país e na primeira do estado, logo à frente da capital, que aparece em 7º lugar.

O IDL é um estudo elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e com metodologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que levanta os pontos positivos e negativos das cidades avaliadas para servir de embasamento a ações para a promoção da longevidade com qualidade de vida. No IDL 2020, foram analisados 50 indicadores divididos em sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Cultura e Engajamento; Educação e Trabalho; e Indicadores Gerais.

Niterói se destaca pelo bom desempenho em indicadores relacionados às variáveis Cultura e Engajamento e Bem-estar. No primeiro aspecto, é muito positivo o indicador Acesso à internet Fixa e, no segundo, destaca-se a alta taxa de idosos protegidos pela saúde suplementar. A cidade, no entanto, destaca-se negativamente pela alta concentração de renda.

Já o Rio é o segundo melhor do país na variável Finanças, tendo como destaque indicadores como receita tributária e rendimento da população entre 60-69 anos. É uma das cidades com maior número de pessoas idosas com acesso a planos de saúde. A cidade, no entanto, ocupa o 246º lugar na variável Cuidados de Saúde.

A cidade de São Caetano do Sul (SP), estreante na lista, aparece como a cidade do país mais bem preparada para se viver mais e melhor.

Quase 20 anos de espera

A Alerj aprovou em discussão única, ontem, o PL 1.462/2019, que autoriza as convocações de todos os aprovados nos concursos de 2003, 2006 e 2012 para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). A proposta, que inclui aprovados há quase 20 anos, segue para o governador Cláudio Castro (PSC), que tem até 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

O projeto determina que os aprovados em todas as fases, aptos a iniciar o curso de formação, deverão ser convocados, respeitadas as decisões judiciais e o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Dos cerca de cinco mil agentes penitenciários, segundo parlamentares autores do projeto, em torno de 1,7 mil estão na atividade fim.

"Há uma carência de profissionais e temos agentes sobrecarregados. Não faz sentido a Seap preparar, agora, um novo concurso sem chamar quem já foi aprovado nas seleções anteriores", afirmou Alana Passos (PSL), autora do projeto. "Esperamos agora a sanção urgente pelo governador", completou o deputado Filippe Poubel (PSL), também autor do projeto, com outros parlamentares.

Roupa usada vira crédito

A partir do próximo dia 28, o Repassa, startup de moda consciente e maior brechó online do Brasil, transformará roupas usadas dos clientes da SGA Toyota em Niterói, em créditos para serem utilizados nos serviços de manutenção disponibilizados pelas concessionárias da rede.

Através do projeto "Parceiros do Bem", o cliente receberá 60% do valor de venda das peças que repassou à concessionária, assim que elas forem vendidas no site. O crédito também poderá ser doado para o projeto Vou de Canoa, idealizado pela escola de canoa polinésia Itaipu Surf, que atende crianças e jovens.

Um sanduíche para ajudar

Já estão disponíveis os vouchers antecipados para a edição 2020 do McDia Feliz, confirmada para o próximo dia 21 de novembro. A ação vai revertir toda a venda do Bic Mac para o Instituto Ronald McDonald, que ajuda crianças e adolescentes com câncer, e para o Instituto Ayrton Senna, amplia a oportunidades para os jovens por meio da educação. Os vouchers já estão disponíveis no http://giftcard.mcdonalds.com.br, por R$ 17

Deputada vira Youtuber

A deputada estadual Rosane Felix aderiu ao YouTube. Após mais de 20 anos em emissoras de rádio, agora ela tem o próprio canal, Papeando. Programa de terça a quinta com entrevistas, notícias, dicas para pets e de culinária e muita música gospel. Tudo isso, conseguindo conciliar com as sessões da Alerj, onde preside a Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Ela apresenta o programa com o marido, o comunicador Malta Jr.

Enel caça 'gatos' em Petrópolis

A Enel está realizando esta semana a operação Energia Legal em Petrópolis. Até sexta (16), em conjunto com a Polícia Civil, fará fiscalizações para combater o furto de energia, mais conhecido como "gato", nas localidades de Bairro Independência, Espirito Santo e Amazonas. A ação mobiliza 50 colaboradores da empresa realizando inspeções em comércios e residências da região. Até ontem, nas cinco edições do projeto, a distribuidora identificou furto de energia em 2.553 clientes, sendo 2.217 residências e 336 comércios de cinco cidades da área de concessão da empresa.

Durante a operação, os moradores de Petrópolis também terão acesso a serviços por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Os clientes poderão solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.

Salema faz visita ao Heat

O deputado estadual Coronel Salema (PSD) esteve na manhã de ontem no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, onde fez uma vistoria e conheceu a nova diretoria. A unidade passou por uma crise que se se agravou nos últimos doze meses, com funcionários sem receber salários. "Lamento as interferências políticas que afetaram a qualidade de atendimento", declarou, acrescentando já ter percebido a diferença na administração da unidade.