Revelações sobre Marilyn no Municipal

Na apresentação, Taryn vai mostrar uma Marilyn que nem todos conhecem - Foto: Divulgação / Rodrigo Castro

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quinta-feira, às 19h, e sexta, às 20h, a atriz e cantora de jazz & blues Taryn Szpilman sobe ao palco do Teatro Municipal de Niterói para cantar e contar histórias sobre um dos maiores ícones da cultura pop, a atriz norte-americana Marilyn Monroe, no espetáculo musical teatralizado "Marilyn, Luz & Sombras".

Com direção teatral de Maria Pia Sconamilio e musical de Cláudio Infante, o espetáculo passeia pelos standards de jazz que Marilyn interpretou em musicais cinematográficos hollywoodianos da década de 50, assim como canções de personagens íntimos que ilustraram a sua trajetória, como Frank Sinatra e a diva do jazz Ella Fitzgerald, além de temas que a homenageiam do rock-and-roll à bossa nova.

"A Marilyn precisava ter a sua história contada. Foi uma carreira de luz e sombra, pois ao mesmo tempo que ela teve muita força, também teve muito drama. Ela viveu numa época de muito machismo e mesmo assim se tornou uma atriz acima da média, um ícone da beleza e do carisma. Não é à toa que até hoje vemos a imagem dela como inspiração", conta Taryn Szpilman.

A dramaturgia, criada por Anna Cristina Campagnoli, revela uma Marilyn que poucos conhecem, na sua dualidade de luz e sombras, pois, apesar, de ser uma das maiores estrelas e símbolo sexual do mundo, foi emocionalmente instável e frágil, lutando por toda a sua vida contra os seus fantasmas internos e vícios, consequência do seu histórico de abandono. Por outro lado, Marilyn também foi uma mulher culta e politizada, que se posicionou de forma pioneira na indústria de celebridades contra o machismo, o racismo e pró-minorias, além de ter sido uma atriz com talento acima da média, apesar da imagem limitada criada para ela.

Taryn traz em seus espetáculos uma performance vocal vigorosa influenciada pelas grandes divas da música, aliada à estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood das décadas de 40 e 50. Alcançou destaque como a maior intérprete feminina de jazz & blues no Brasil, escalada nos grandes festivais do gênero anualmente, sempre acompanhada por renomados instrumentistas.

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua Quinze de Novembro, 35, Centro, Niterói. Quinta (3) às 19h. Sexta (4) às 20h. R$ 60 (inteira). Classificação 14 anos. Telefone: 2620-1624.