Sinal amarelo em setembro

Ricardo Menezes - Foto: Divilgação

Ricardo Menezes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de setembro começa neste domingo e eu queria aproveitar o momento para tratar de uma tema delicado, muito delicado, mas fundamental que seja discutido com a seriedade que ele merece: suicídio. Sim, precisamos falar mais sobre isso. Muita gente não sabe, nem faz ideia, mas a cada dia temos 32 suicídios no Brasil. Um suicídio a cada 45 minutos. Motivo mais do que suficiente para não fecharmos os olhos para o problema. É preciso ligar o sinal de alerta sobre o assunto.

Não por coincidência, setembro passou a ser conhecido no mundo inteiro como mês internacional de prevenção ao suicídio, justamente para que a gente possa falar mais sobre este tema e todos os outros relacionados a ele, do simples estresse do dia a dia à depressão, outra doença muito séria, mas que por décadas foi tratada com desdém por boa parte da sociedade.

Depressão não é bobeira, nem frescura. É doença! Considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) o Mal do Século. Só isso já dá a medida da sua gravidade. Portanto, não se esconda, não tenha medo de falar sobre o assunto ou procurar ajuda, com amigos, parentes e profissionais da saúde. É uma doença séria, mas a boa notícia é que ela tem tratamento. E tem cura!

Várias entidades e instituições vestirão amarelo neste mês de setembro. É a cor que simboliza a prevenção ao suicídio. Procure qualquer uma delas, pois todas estão qualificadas a orientar sobre a doença, como e onde tratá-la.

Ricardo Menezes é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj).