Estudantes escolhem novos uniformes

Pedro Fernandes aproveita a Bienal para conversar com estudantes - Foto: Paulo Fernando/Divulgação

Informe
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) iniciou a votação para escolha dos novos uniformes da rede pública, que serão distribuídos aos alunos no próximo ano letivo. Após as etapas nas escolas e nas diretorias regionais, foram selecionados 15 modelos. Os estudantes poderão escolher um dos finalistas, que representará o protagonismo juvenil e a criatividade. A votação será através página oficial da Seeduc no facebook, no endereço www.facebook.com/seeducRJ, até 10 de setembro. No total, serão distribuídos mais de 2 milhões de uniformes, três para cada aluno, sendo duas camisas polo e uma de malha para as aulas de Educação Física.

Importante para a cultura

Quem vem marcando presença na Bienal do Livro é o secretário estadual de Educação Pedro Fernandes. "A leitura é muito importante para a cultura dos alunos e contribui para melhor desempenho em redação e na educação como um todo", comemora Fernandes.

R$ 50 para comprar livros

Até 8 de setembro, data de encerramento da 19ª Bienal Internacional do Livro, no Rio, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) levará 40 mil estudantes para o evento. Cada aluno recebe um voucher no valor de R$ 50 para compra de livros, revistas e quadrinhos.

Município também presente

Rodas de conversa, mesas de debate, lançamentos de livros, palestras, contação de histórias, oficina de ilustração. Tudo isso está na programação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e da Fundação de Educação de Niterói, que participam do evento no Riocentro, até o próximo dia 8. O estande da Secretaria/Fundação fica no pavilhão Laranja. Desde o dia 30, quando começou a feira, até esta segunda-feira (2), o espaço já recebeu cerca de três mil estudantes da rede municipal de ensino de Niterói.

Palestra sobre refugiadas

Nesta terça, no estande da secretaria, às 10 horas, haverá a palestra "Refugiadas: Uma luta pela paz com rosto de mulher", que terá a participação da jornalista, escritora e ativista pela paz Lucia Helena Issa.

Negritudes é outro tema

Às 13h, tem mesa de debates sobre negritudes e intelectualidade: saberes transgressores, com Angeli Rose do Nascimento. Das 15h às 17h, haverá roda de conversa com a escritora Solange da Silva Figueiredo.

UFF lança portal internacional

A Universidade Federal Fluminense, através da Superintendência de Relações Internacionais (SRI), inaugura nesta segunda um portal que irá apresentar a instituição ao resto do mundo. O espaço não servirá apenas como uma vitrine permanente para as ações desenvolvidas pela UFF, mas também será um espaço onde os princípios que norteiam a universidade, como sustentabilidade, inclusão e internacionalização poderão ser conhecidos pela comunidade internacional. A página poderá ser acessada por meio do endereço: http://international.uff.br.

CURTAS

A Academia Niteroiense de Letras promove nesta quarta-feira (4), às 17h, a palestra "Miniconto: quem conta um conto e não aumenta um ponto", com o acadêmico Wanderlino Teixeira Leite Netto. A sede da ANL fica na Rua Visconde do Uruguai, 456, Centro de Niterói (entrada franca).

A massoterapeuta Elizabeth Willemen lança sua autobiografia "Lapidando minha história" na Bienal do Livro, nesta quarta-feira (4), às 15h30min, no estande da Editora Autografia (Riocentro, Pavilhão Verde). A autora recorda na obra passagens de sua trajetória pessoal e profissional.

Niterói sedia, a partir de quarta, um grande evento de xadrez. O Niterói Chess Open, no hotel H, no Ingá, reunirá, até domingo (8), grandes mestres internacionais de xadrez, além de torneios escolares com estudantes da rede municipal e colégios particulares.