NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Alertas da Defesa Civil em TVs por assinatura chegam ao ES, MG e RJ

Até dezembro, serviço estará disponível em todas as regiões do Brasil

Medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos

Valter Campanato

Usuários de TVs por assinatura nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro começam a receber a partir de segunda-feira (23), em seus televisores, os alertas da Defesa Civil Nacional sobre riscos de desastres naturais. O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), oferece mais uma plataforma de comunicação com a população em momentos prévios a ocorrências, dando mais segurança e proteção às pessoas.

Atualmente, o sistema já está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. Desde o início do mês, o Rio Grande do Sul também passou a ser atendido. Em outubro, será a vez do estado de São Paulo. As unidades federativas que compõem as regiões Norte e Centro-Oeste também terão acesso ao sistema em novembro. Por fim, a região Nordeste será atendida a partir do mês de dezembro, fazendo com que todo o Brasil seja contemplado pela iniciativa.

“A ampliação dessa iniciativa é muito importante para aumentarmos o alcance dos nossos alertas. Assim, poderemos atingir um grau de resiliência maior. Esse é mais um instrumento para que possamos preservar vidas humanas e minimizar prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”, afirma o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos. Gratuito e sem necessidade de cadastro, o serviço informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga. Para que os alertas cheguem aos televisores, há um trabalho articulado entre equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, da Anatel, de operadoras de TV e órgãos estaduais e municipais de defesa civil.

Alertas via SMS

Desde 2017, sempre que são identificadas situações de risco que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada a números cadastrados no sistema da Defesa Civil Nacional. Os avisos são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), resultado de um trabalho em conjunto com as Defesas Civis de estados e municípios. Já foram mais de 11 mil alertas encaminhados a todas as regiões do Brasil. A ação é coordenada também pelo MDR, em parceria com a Anatel, e já alcança mais de 7,6 milhões de brasileiros. Saiba mais.

Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o País. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”.

Scroll To Top