Agentes da Lei Seca estarão no Rock in Rio no estande do Governo do Estado

Agentes de educação no trânsito do Detran vão convidar o público a participar de um game interativo - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O festival de música mais esperado do ano, o Rock in Rio, que acontece entre os dias 27 e 29 deste mês e entre 3 e 6 de outubro, no Parque Olímpico, terá a presença de agentes de educação da Operação Lei Seca no estande do Governo do Estado, localizado na Rock District, das 14h às 00h. No espaço, os agentes - que são cadeirantes e vítimas de acidentes provocados pela combinação de álcool e direção -, farão atividades interativas com o público utilizando óculos simulador de embriaguez, que altera a capacidade psicomotora. O público terá que fazer um circuito montado com cones e obstáculos e ao término realizar o teste do bafômetro. Os agentes também aproveitarão o evento para reforçar a mensagem da Lei Seca: "Nunca Dirija Depois de Beber!".

No mesmo estande, agentes de educação no trânsito do Detran vão convidar o público a participar de um game interativo. Com apelo visual e tecnológico, o jogo simula situações do cotidiano das ruas, como acidentes e fatos inesperados, muitas vezes decorridos do som de celulares, inapropriados para utilização em trânsito. O jogo será uma junção de uma estação personalizada, óculos VR e headphone, que criam uma sensação de imersão para o usuário.

As secretarias de Turismo e Cultura também dividem o espaço no estande do Governo do Estado.

Sobre a Operação Lei Seca:

Em 10 anos e 6 meses, a Operação Lei Seca do Rio de Janeiro já abordou mais de 3,2 milhões de motoristas em mais de 23 mil blitzes em todo o estado. Do total de abordados, mais de 203 mil motoristas tinham sinais de embriaguez.

A Operação Lei Seca está nas ruas todos os dias da semana, em todos os turnos (manhã, tarde e noite) seja através do trabalho de conscientização (com os 28 agentes cadeirantes) ou da fiscalização (blitz). Neste período, as equipes de educação realizaram mais de 17 mil ações (palestras, participação em eventos, festas etc) totalizando mais de 1,4 milhão de pessoas abordadas ou alcançadas com a mensagem da Operação Lei Seca.