Ação para salvar a Serra dos Mascates reuniu dezenas de pessoas

Valença-RJ em movimento pela Serra dos Mascates - Foto: Divulgação

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma ação para salvar a Serra dos Mascates contra as queimadas que atingiram a área florestal foi iniciada no dia 7 de Setembro, na cidade de Valença -RJ, e reuniu dezenas de pessoas numa corrente do bem em prol da natureza. Organizado pelo Grupo Estou de Volta, a ação juntou empresários e moradores da cidade que se manifestaram e coletaram assinaturas. A ação se estendeu até dia 21 de Setembro e já planeja repetir diversas ações ao longo do ano.

“Foi uma grande festa, pessoas de todas as idades estavam na caminhada, todos compartilhando de uma mesma ideia a preservação ambiental, a recuperação ambiental e a formação humana. Eu, sou nascido e criado na cidade, sou professor universitário da rede pública federal. Como pesquisador sempre estou em busca de soluções de problemas quase sempre complexos e sabia que no caso da Serra dos Mascates não seria diferente”, contou o professor Rafael Vassalo

A Serra dos Mascates que é considerada um Monumento natural na cidade , é monitorada pelo Inea. Entretanto o órgão não tem uma base no local para atuarem em Incêndios florestais. Entretanto, existe uma certa necessidade de intervenção no local, como: a de controle, a de educação ambiental, a de reflorestamento e a de convencimento sobre a importância da preservação ambiental.

“O grupo se reuniu e começou a traçar estratégias para tentar resolver o que estava ao alcance mais imediato. Foi uma grande festa, pessoas de todas as idades estavam na caminhada, todos compartilhando de uma mesma ideia a preservação ambiental, a recuperação ambiental e a formação humana. O resultado foi excelente. Pessoas praticando atividades física como a caminhada e o montanhismo, atividade Educativa, reflorestamento, confraternização e a busca de um projeto de longo prazo para recuperação e formação ambiental”, acrescentou Rafael Vassalo

O grupo Estou de Volta realizou o plantio de mais de 200 mudas de espécies da mata atlântica e planeja ações que mostrem resultados evidentes na região, como novos plantios, lançamentos de bombas de sementes que serão construídas por alunos de uma escola agrícola da cidade. Estas bombas serão lançada de parapente, por montanhistas, pessoas que praticam corrida e por ciclistas auxiliam a ação.