Melhoria na arrecadação estadual

Por

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Fazenda, confirmou que vai antecipar para esta quarta-feira (11/9) o depósito dos salários de agosto para todos os 466.433 servidores ativos, inativos e pensionistas de todas as categorias.

A folha tem o valor líquido de R$ 1,76 bilhão e o pagamento será efetuado no oitavo dia útil do mês. O calendário oficial determina que os depósitos ocorram no décimo dia útil. A antecipação é resultado do incremento da arrecadação tributária, em consequência das diversas medidas realizadas pela Receita Estadual, como as operações de combate à sonegação fiscal.

Gestão mais eficiente

"Com uma gestão eficiente, vamos conseguir antecipar mais uma vez os salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas. Estamos melhorando o caixa do Estado, e o nosso objetivo é chegar a pagar no segundo dia útil do mês, que será uma grande vitória da nossa gestão", afirmou o governador Wilson Witzel.

A Secretaria de Fazenda informou que pagamentos serão efetuados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário.

Blues

O secretário das Culturas, Victor de Wolf, e o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, com os membros da banda Blues Etílicos no último dia do Bourbon Street Fest Niterói, em São Francisco

Bares mais seguros para mulheres

O vereador do Rio Dr. Gilberto (PMN) apresentou o projeto de lei 1.289/2019 que determina medidas de segurança a serem adotadas por estabelecimentos comerciais para tornar o ambiente em bares, casas de shows e restaurantes mais seguros para as mulheres. Os estabelecimentos deverão colocar avisos ou painéis nos banheiros e em locais visíveis com orientações a mulheres que se sintam em situação de risco. O aviso deverá conter a informação de que procurem o responsável pelo estabelecimento e relatem o ocorrido.

Acompanhante disponibilizado

Os estabelecimentos deverão disponibilizar um responsável para acompanhar essas mulheres até seu veículo ou até o local de embarque em transporte. Esse funcionário também poderá acompanhar a cliente até a delegacia de polícia mais próxima, caso esta o solicite.

Medida simples, mas eficaz

Para o vereador Dr. Gilberto, trata-se de uma "medida simples de ser adotada pelos proprietários e administradores de estabelecimentos comerciais que pode ser efetiva para dissuadir os criminosos e proporcionar ambientes mais seguros para as mulheres cariocas".

Zero dois pede pra sair

Vereador no Rio, o filho Zero Dois do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro (PSC), pediu pra sair - provisoriamente - do cargo do Legislativo carioca. O parlamentar enviou ofício ao presidente da Câmara, Jorge Felippe, no último dia 6, solicitando licença não remunerada de suas atribuições, entretanto, não revelou o motivo de seu afastamento. Bolsonaro se baseou no artigo 11 do Regimento Interno da Casa, que contempla afastamentos como o dele para "tratar de assuntos particulares". O período de licença do vereador, no entanto, não pode ultrapassar 120 dias.

CURTAS

Os aplicativos de transporte particular de passageiros, como o Uber, podem ter que disponibilizar Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) por telefone e que funcione 24 horas por dia. É o que determina o projeto de lei 704/19, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, por 45 votos a 4, nesta terça-feira (10), em discussão única. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar)foi apresentada nesta terça-feira, em reunião que contou com a presença do prefeito Fabiano Horta. O presidente da Sanemar, Edes Oliveira, falou sobre as ações prioritárias da empresa, como a instalação de uma rede adutora de 26 quilômetros de extensão, que vai captar 100 litros de água por segundo do rio Tanguá no limite entre o município e Rio Bonito. A meta é levar água potável e tratamento de esgoto para áreas ainda não atendidas na cidade.

  • Tags: