Atendimento gratuito para detecção do câncer de pele

Mobilização da campanha Dezembro Laranja terá atendimentos gratuitos neste sábado - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O verão está chegando e, com ele, mais uma edição do Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e suas regionais. No próximo sábado (7), será o principal dia de mobilização da campanha, quando cerca de 4 mil dermatologistas em todo o Brasil prestarão atendimento gratuito, das 9h às 15h. No Estado do Rio, serão 12 postos de assistência gratuita (oito deles na Capital) e a proposta é repetir o sucesso da ação do ano passado, quando mais de mil pessoas passaram por avaliação.

Na cidade do Rio de Janeiro, oito unidades participam da ação: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Hospital Federal de Bonsucesso, Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay/Santa Casa, Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Polo de Inclusão Social Padre Velloso/Posto Hospital Federal da Lagoa, Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Também haverá pontos de atendimento nos municípios fluminenses de Niterói, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, e Nova Friburgo. A consulta aos endereços dos postos de todo o Brasil pode ser feita pelo link do site.

Este ano, o objetivo principal é alertar sobre os sinais do câncer de pele, para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura. Além do mutirão de atendimentos deste sábado, várias ações de esclarecimento e conscientização serão realizadas ao longo do mês, destacando a importância de medidas preventivas.

Os números de câncer de pele no Brasil são alarmantes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele. Em 2018, as ações da campanha Dezembro Laranja atingiram mais de 21 milhões de pessoas em todo o país.

O câncer da pele é, entre outros fatores, resultado do acúmulo de sol ao longo da vida. Médicos dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ) dão algumas dicas para se proteger e curtir a alta temporada do sol.

Dicas para prevenção do câncer de pele

- Não se expor ao sol entre 10h e 16h (período mais crítico de incidência de raios UV)

- Usar chapéu, boné, óculos escuros, sobrinhas e roupas apropriadas (com proteção solar)

- Usar filtro solar e reaplicá-lo a cada 3 horas. Peles mais claras, com fator de proteção acima de 50. O filtro solar deve ser usado até em dias nublados

- Por último, buscar áreas de sombra