OCDE: requisitos serão cumpridos

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta (15) que o Brasil está bastante adiantado para cumprir os requisitos de entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os EUA disseram na terça que o Brasil será o próximo indicado ao grupo.

Panfletos são banidos das ruas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, publicou decreto proibindo a distribuição de panfletos publicitários na cidade, seja manual, lançada de veículos ou aeronaves e até mesmo oferecidas em mostruário. A multa para quem descumprir é de R$ 5 mil e pode dobrar para reincidente.

Petrobras está fora da África

A Petrobras concluiu nesta quarta (14) a venda de sua participação societária na Petrobras Oil & Gas B.V. (PO&GBV) da Nigéria, na costa oeste africana, para a canadense Africa Oil Corp. Com a negociação, a Petrobras encerra suas atividades na África.

Aplicativo contra a violência

Professores e alunos do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) preparam para fevereiro o lançamento de um aplicativo de celular para combater a violência contra mulher. O aparelho passará a captar sons do ambiente em que a vítima está presente, para identificar palavras ou ruídos que possam ter sido produzidos em um contexto de violência. As notificações serão emitidas por WhatsApp a pessoas também cadastradas, que estiverem nas redondezas.

Human Rights divulga relatório

O Relatório Mundial 2020 da Human Rights Watch divulgado nesta quarta (15) analisa a situação de mais de 100 países na área de direitos humanos. O documento anual, que está na 30ª edição, mostra que, em 2018, o número de mortes violentas no Brasil caiu 18%. A organização não governamental (ONG) destaca ainda que, também em 2018, 343 policiais foram mortos, dois terços deles fora de serviço. Outro dado citado, esse do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é que que as mortes cometidas pela polícia aumentaram 20% em 2018.

Combustíveis sem atravessador

O presidente também disse que discute a possibilidade de revogação de norma da ANP que proíbe a venda direta de combustíveis aos postos. Atualmente, todo combustível deve passar por distribuidora antes de chegar às bombas dos postos, o que encarece o produto.

Droga não é tratamento

O uso recreativo de maconha como estratégia de redução de danos para dependentes de crack e cocaína em reabilitação pode não ser eficaz, mostra pesquisa brasileira publicada na revista Drug and Alcohol Dependence. Dados do artigo indicam que o consumo da erva piorou o quadro clínico dos pacientes, em vez de amenizar, como esperado, a ansiedade e a fissura pela droga aspirada ou fumada em pedra (crack).

Transparência nas compras

O Ministério da Economia lançou nesta quarta (15) uma nova versão do Painel de Compras, plataforma que divulga informações e dados sobre as contratações públicas do governo federal. A nova ferramenta, simples e intuitiva, já está disponível para o cidadão acompanhar os processos de compras. O objetivo é oferecer mais transparência e controle das compras públicas.