Programa gratuito para a criançada

Exposição encanta crianças no Museu do Meio Ambiente no Rio - Foto: Divulgação

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dentre as profundezas do mar, em forma de encantamento e conscientização, o Instituto Mar Adentro traz uma exposição gratuita voltada ao público infantil sobre o mundo marinho. Em uma temporada com peças teatrais, exposição de imagens raras e exclusivas de espécies de animais e plantas, o Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, recebe a meninada até o dia 2 de fevereiro.

Em um ilustre roteiro preparado para quem for visitar o local, o "Um mergulho mar adentro", está dividido em três ambientes, o "Conhecer para preservar", "Projeto Ilhas do Rio" e "A Batalha da Natureza", dentre eles, abrangem documentários, exposições científicas e peças teatrais.

Entre os cenários, a "Caixa de Escavação" traz a simulação de um pequeno sítio arqueológico com réplicas dos artefatos líticos, encontrados no cume da Ilha Redonda, em 2011 e 2012, possivelmente utilizados pelos índios Tupi-Guarani.

Uma grande surpresa para quem marcar presença, é o acesso a alguns materiais do acervo da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), do Museu Nacional, salvas do incêndio de 2018, são eles: mais de 100 exemplares da Coleção Zoológica Didático-Científica, exemplares de estrela-do-mar, corais, bolacha do mar, conchas, entre outros seres e alguns animais empalhados, como fragata, atobá marrom e tubarão martelo.

Com o objetivo de atentar crianças sobre o ambiente marinho, o Presidente do Instituto Mar Adentro e o apoiador Clério Aguiar, revela que desde 2017 vem trabalhando em ações de conscientização e cerca de 15 mil crianças já se abrilhantaram com a ideia.

"Eu fico muito orgulhoso e emocionado pelo sucesso e reconhecimento através dos apoiadores. As ações de educação ambiental infantil que nós do Instituto Mar Adentro temos realizado nos últimos anos ultrapassa as 15.000 crianças impactadas. Não há quem não se emocione e se envolva ao assistir", contou ele.

Outro ponto a ser destacado pelo projeto em suas apresentações, são os alertas à vida dos animais marinhos que em decorrência dos lixos e plásticos deixados nas praias, sofrem danos e acabam ficando em situações indesejáveis e de riscos.

Além das mostras expostas no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, o Instituto Mar Adentro leva a escolas da Rede Pública de Ensino, o projeto "Circuito de Verão", onde personagens passam de maneiras educativas os cuidados com o ambiente marítimo.

"As visitas às escolas municipais é nosso principal objetivo. O projeto Verão foi pontual para um mês de dezembro e conseguimos visitar 10 escolas. É muito satisfatório ao ver como os estudantes participam de forma muito animada, temos um Game (jogo) que é o ponto alto da dinâmica", acrescentou.

Com entrada franca, o evento permanece no Jardim Botânico até o dia 2 de fevereiro,de quarta a domingo, das 09h às 18h.