Vacina contra coronavírus tem resultados preliminares positivos em humanos

Vacinação será realizada das 10h às 16h, no andar térreo da sede da entidade - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A fase inicial de ensaios clínicos de vacina contra o novo coronavírus teve resultados "positivos preliminares", segundo a empresa americana de biotecnologia Moderna, que está produzindo a vacina. Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários e os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (18).

A agência de notícias France Presse afirmou que a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam. Durante os testes, os pacientes receberam três doses diferentes da vacina. A terceira fase irá testar mais pessoas e terá início em julho.

Para a empresa, a vacina "tem potencial para prevenir o Covid-19", embora não seja a prova final ela desencadeia uma resposta imune. O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para a potencial vacina.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esperar ter uma vacina contra o coronavírus até o final do ano.

Até a última sexta-feira (15), de acordo com um balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente há 118 vacinas contra o coronavírus sendo desenvolvidas. Sendo que 8 estão em fase clínica (entre elas, a da empresa Moderna) e 110 em fase pré-clínica.