Espanha pede desculpas por erros cometidos na pandemia

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu desculpas pelos erros cometidos no combate à covid-19 e unidade para chegar à "vitória", ao intervir no debate parlamentar em que pediu o último prolongamento do estado de emergência.

Ele agradeceu o trabalho de todos os representantes dos vários partidos nas comunidades autônomas do país e transmitiu a sua "compreensão" pelos erros que possam ter cometido "dada a complexidade e o drama das decisões".

O parlamento espanhol votará um pedido de mais duas semanas, até 7 de junho, do mandato para o executivo tomar medidas excepcionais.

"Paramos juntos o vírus, devemos terminar com unidade esta vitória e devemos também empreender juntos a reconstrução social e econômica do país", disse o chefe do governo ao pedir uma quinta prorrogação do estado de emergência. O resultado da votação ainda é imprevisível.

O plano de alívio das medidas em relação ao isolamento social prevê o levantamento gradual do confinamento numa série de fases que deverão terminar no fim de junho, com a chegada a uma "nova normalidade".