'Rachadinha': MP conclui a investigação sobre Flávio

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Estado (MPRJ) concluiu as investigações sobre a suposta prática de "rachadinha" no gabinete de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), quando era deputado. Atualmente, Flávio é senador.

Nesta segunda-feira, o MPRJ encaminhou o caso ao procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem e também para a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos. O processo corre em sigilo. As investigações eram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especializado no Combate à Corrupção (Gaecc), mas por decisão do Tribunal de Justiça do Rio, que concedeu foro privilegiado ao parlamentar, ele ganhou o direito de ser julgado diretamente em segunda instância, cabendo somente ao procurador-geral realizar a denúncia. Gussem firmou um termo de cooperação para que apenas a investigação continuasse com o Gaecc.

Flávio é investigado pelos crimes de peculato (desvio de dinheiro público), lavagem de dinheiro e organização criminosa. A defesa disse que "os promotores da Gaecc manobraram para encontrar uma saída honrosa do Grupo da condução dos trabalhos" e que o grupo não poderia investigar o senador. Flávio entrou com representação no Conselho Nacional do MP e contesta que o prazo terminou na segunda. "Não é verdade que a investigação tenha sido concluída nesta data. Ela já já havia se encerrado com a oitiva do senador Flávio Bolsonaro", alega a defesa.