Indústria cria mais de 4 mil empregos

Firjan aponta que no mês de agosto o setor industrial conseguiu criar 4.487 postos de trabalho em todo Estado do Rio - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O setor industrial, que contempla a indústria de transformação, extrativa, de construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, criou, em agosto, 4.487 postos de trabalho no estado do Rio. Considerando também o resultado positivo de julho ( 1.399), a indústria recuperou 16,5% das vagas perdidas entre março e junho, meses mais afetados pela pandemia do coronavírus e pelas incertezas em relação à economia. É o que aponta a Firjan, através da plataforma Retratos Regionais (http://www.firjan.com.br/retratosregionais), que traz mensalmente recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense.

O Indicador de Retomada dos Empregos, disponível na plataforma, mostra que o segmento de produtos de metal, por exemplo, recuperou desde julho 92,4% das 1.148 vagas perdidas entre março e junho. Também aparecem como destaque os segmentos de produtos de borracha e material plástico (35,1%), outros equipamentos de transporte (34%), produtos de minerais não metálicos (32,8%), produtos alimentícios (29,4%) e construção (25,9%). A região da Baixada Fluminense, por exemplo, recuperou 58,9% dos postos de trabalho industriais fechados.

No total, incluindo todos os setores econômicos, o estado do Rio abriu em agosto 5.645 vagas, com saldo positivo em 63 dos 92 municípios. O comércio abriu 2.120 vagas e recuperou, nos meses de julho e agosto, 6,4% do que foi perdido no período mais afetado pela pandemia. Já o setor de serviços perdeu 732 postos de trabalho em agosto e ainda não iniciou o processo de retomada das contratações. A agropecuária não perdeu vagas entre março e junho, mas teve resultado negativo em julho e agosto.

Caged - A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.

Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Confiança - O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Firjan, registrou nova alta em setembro e atingiu 56,9 pontos. O resultado aponta otimismo, explicado pelas Expectativas para os próximos seis meses. Esse é o segundo resultado positivo desde abril - mês em que a confiança apresentou a primeira queda por conta da pandemia do coronavírus - e com isso o índice se aproxima do patamar de setembro do ano passado (57,7 pontos).

A pesquisa, composta pelos indicadores de Condições atuais e Expectativas para os próximos seis meses, varia de zero a cem pontos. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo. De acordo com a Firjan, o movimento de alta reflete, em especial, a retomada das atividades econômicas e consequentemente a situação das empresas.

O indicador de Expectativas para os próximos seis meses cresceu 1,9 ponto na comparação com o mês de agosto e atingiu 60,5 pontos, ultrapassando a média histórica de 54,9 pontos. As expectativas relacionadas à economia brasileira e à empresa tiveram alta e registraram 59,2 e 64,1 pontos, respectivamente. Já a expectativa em relação ao estado teve queda de 0,7 ponto e se mantém no patamar pessimista (47,4 pontos).

O indicador de Condições atuais teve alta de 5,6 pontos, mas ainda se encontra no campo negativo (49,7 pontos). Os três itens analisados no indicador - Condições da Economia Brasileira, Condições do Estado e Condições da Empresa - apresentaram melhora, mas apenas "Condições da Empresa" ultrapassou os 50 pontos.