Cartilha orienta sobre peixe na alimentação para bebês

Publicação tem o objetivo orientar os responsáveis como alimentar seus filhos com segurança - Foto: Divulgação/FIPERJ

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A FIPERJ lança nesta segunda-feira (12), a cartilha Tem Peixe no Papá do Neném – Um guia sobre o peixe na introdução alimentar. A publicação tem o objetivo orientar os responsáveis como alimentar seus filhos com segurança, destacando questões como espécies recomendadas, formas de apresentação do pescado, receitas, e muito mais.

As dúvidas são muitas quando se trata de peixe na alimentação dos pequenos, afirma o presidente da FIPERJ, Arildo Mendes. “Mesmo numa época difícil, por causa da pandemia do Covid 19, o trabalho na FIPERJ não parou. A elaboração desse guia alimentar é mais um dos vários serviços prestados pela fundação nesse período. O guia vai ajudar bastante, pois será um importante apoio para as mães promoverem uma boa alimentação em casa”, assegura o presidente.

Para Maíra Duarte Cardoso, uma das autoras e médica veterinária, a falta de informações sobre as melhores espécies de peixe oferecidas aos bebês foi uma das razões que a inspiraram escrever o guia. “Percebi que minhas amigas que também são mães tinham muitas dúvidas sobre a qualidade e a conservação do peixe. Além disso, elas não conseguiam fazer uma comida que agradasse aos filhos. O guia vai nortear as mães sobre que tipo de alimento seguro possa ser oferecido ao bebê”, conclui Maíra.

Já o também autor e Extensionista da FIPERJ, André Luiz Medeiros, diz que a publicação é adequada para a inserção do pescado nas primeiras fases de vida do neném. “Quando recebi o convite da Maíra, topei participar do projeto, buscando contribuir com dados relevantes sobre a qualidade do pescado, para que este seja consumido pelas crianças”, argumenta André Luiz.

O guia está disponível para download gratuito no link: http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/arquivo/download/245