Caramujo terá Centro de Oportunidades até o final do ano

Rodrigo Neves visitou o Posto do Médico de Família no Caramujo e anunciou a ampliação do espaço - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta quinta-feira (22), o prefeito Rodrigo Neves assinou o decreto de desapropriação do Clube Figueira, no bairro do Caramujo. O local passará por uma reforma e, até o final do ano, será reaberto como um Centro de Oportunidades. O prefeito também visitou o Posto do Médico de Família do bairro e anunciou a ampliação do espaço, que, assim, terá maior capacidade de atendimento à população do Caramujo.

“Esse projeto do Centro de Oportunidades no Clube Figueira é muito especial porque vai oferecer aos moradores opções de geração de renda, apoio a formação de cooperativas, assistência ao idoso e à criança e a projetos de cultura, esportes. E eu tenho certeza de que o Caramujo vai ganhar muito com esse projeto, que vai beneficiar muita gente”, disse o prefeito.

O Figueira foi um tradicional clube do bairro do Caramujo, mas estava fechado e degradado. O imóvel será desapropriado, passando a pertencer ao Município. Nos próximos dias já começam as obras de reforma do espaço. Caberá a Secretaria Municipal de Assistência Social administrar o novo Centro de Oportunidades.

Do Clube Figueira, o prefeito foi a pé até o Posto do Médico de Família. Durante a caminhada, o prefeito foi saudado por moradores e comerciantes.

Médico da Família

O Posto do Médico de Família do Caramujo passará por obras de reforma e ampliação. A rede hidráulica e o telhado do posto passarão por reparos. Atualmente, o posto conta com 9.656 pessoas cadastradas. Deste total, 450 são crianças de até cinco anos. No local foram realizadas 2.727 consultas médicas e 4.843 procedimentos no primeiro semestre deste ano. Os agentes de saúde do posto também realizaram 19.491 visitas a famílias da região no mesmo período. Com a ampliação, o número de atendimentos vai aumentar, atendendo mais moradores. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até o final do ano.

Gabinete itinerante

O projeto Prefeitura Móvel no Caramujo começou na segunda-feira (19) e termina nesta sexta-feira (23) levando órgãos públicos municipais para mais perto dos moradores, que podem fazer reivindicações e sugestões para a administração municipal. O atendimento aos moradores está sendo feito das 9h às 17h, na Escola Municipal Antineia Silveira Miranda (CIEP Caramujo), onde o prefeito também despacha no gabinete montado especialmente para a ocasião no CIEP.

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 250 milhões em melhorias no bairro do Caramujo. Foram obras de contenção de encostas, algumas ainda em andamento, construção de escolas, saneamento, construção de moradias e implantação de unidades de saúde. Até dezembro, a Prefeitura vai entregar à população o Parque Esportivo do Caramujo, com campo de futebol, pista de atletismo, pista de skate e bicicross, pista de caminhada e playground.