Detran suspende provas de direção em São Gonçalo

Autoescolas voltam a funcionar nesta quarta-feira no Rio - Foto: Lucas Benevides / Arquivo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) suspendeu nesta terça-feira (22) as provas práticas de direção em São Gonçalo. A medida, que também atinge a área de Sepetiba, teve que ser adotada por problemas na pavimentação das vias onde acontecem os exames.

A suspensão aconteceu após reclamações de alunos sobre as más condições do asfalto na cidade, com enormes buracos no percurso, que inviabilizavam a realização do exame. As provas para a carteira de habilitação eram realizadas na Rua Magalhães Bastos, que fica próxima ao Piscinão de São Gonçalo. O local também é alvo frequente de reclamações sobre a falta de iluminação.

O Detran enviou um comunicado interno para as autoescolas aconselhando a suspensão das atividades e a transferência dos locais de prova. O departamento está providenciando um reagendamento automático para os candidatos. No entanto, não é obrigatório. Os alunos que preferirem, podem optar por esperar até que os exames voltem a ser realizados em São Gonçalo. Para isso, basta informar às autoescolas para que seja providenciado o novo agendamento.

O órgão ainda ressaltou que os candidatos a motorista terão suas provas reagendadas para outras áreas e não terão nenhum ônus. Os alunos podem escolher o local de preferência, de acordo com a possibilidade de agendamento. Em Niterói e Mangaratiba, por exemplo, as provas estão sendo realizadas normalmente.

"O Detran.RJ informa que vem conversando com as prefeituras e enviou ofícios solicitando a manutenção das vias. Segue aguardando e cobrando a solução. O setor responsável pelas áreas também estuda outras alternativas que não gerem demanda reprimida", disse o departamento, através de nota.

O Detran garantiu que a medida é temporária e que as provas voltarão ao normal assim que os órgãos competentes refaçam a pavimentação, de forma que o circuito possa ser realizado sem maiores transtornos.

Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo disse que irá enviar uma equipe ao local para analisar a situação e tomar as providências necessárias.