TRE: Sabadão da Biometria amanhã no Estado do Rio

O prazo do cadastramento biométrico obrigatório no município de Magé foi alterado para 14 de fevereiro - Foto: Divulgação TRE/RJ

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste sábado, todos os postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro farão plantão, das 9h às 15h, para o cadastramento biométrico dos eleitores. Apenas nos sete municípios que já passaram pela revisão do eleitorado (Armação dos Búzios, Niterói, São João da Barra, Queimados, Rio das Ostras, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes) não haverá atendimento neste dia.

O TRE-RJ recomenda que todos façam o agendamento para o Sabadão da Biometria. Porém, caso não consiga agendar a vaga pelo sistema, o eleitor pode ir diretamente à zona eleitoral responsável pelo seu domicílio eleitoral, que fará o atendimento conforme a disponibilidade. A partir das 13h, estará autorizada a distribuição de senhas aos eleitores não agendados, conforme a capacidade de atendimento até o encerramento, às 15h.

Documentação - O eleitor deve levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Caso algum nome esteja abreviado na identificação, outro documento oficial contendo o nome completo por extenso deve ser apresentado. Além dos documentos indicados, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto).

O eleitor que estiver em dúvida se precisa fazer a biometria pode fazer a consulta no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000.

Atualmente, 6.004.467 eleitores fluminenses (48,84% do total do eleitorado) ainda não fizeram a biometria. Em 35 municípios fluminenses, o cadastramento é obrigatório. Nesses casos, o eleitor que não comparecer no prazo terá seu título eleitoral cancelado, ficando impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.