Abastecimento de água em Paraty alcança 100% da população

Melhorias estão sendo realizadas no sistema de reservação e distribuição de água no município de Paraty - Foto: Divulgação/Ari Versiani

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Paraty, no Sul Fluminense, conta hoje com 100% de abastecimento de água e a população não sofre mais com falta de água em épocas de alta temporada. A concessionária Águas de Paraty está promovendo melhorias no sistema de reservação e distribuição de água, com a implantação do reservatório Pedra Branca, que tem capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água; a recuperação do reservatório Caborê; e a implantação de novas redes de abastecimento.

Cidade histórica que atrai turistas do mundo inteiro, Paraty não contava com abastecimento de água tratada até poucos anos. Além de conviver com falta d'água em algumas épocas do ano, os habitantes - principalmente crianças - sofriam com doenças de veiculação hídrica. A concessionária assumiu os serviços de saneamento básico em abril de 2014, e, logo nos dois primeiros anos, ampliou o índice de água potável de 0% para 100% na área urbana. Isso foi possível com a construção e operação das Estações de Tratamento de Água Pedra Branca e Corisquinho.

A implantação do sistema de saneamento foi exigência do Comitê da Unesco para que Paraty conquistasse o título de Patrimônio Mundial da Unesco. A cidade foi eleita, em julho, como sítio misto, por representar um patrimônio cultural e natural.