PDT-Niterói se move para 2020

A executiva niteroiense do PDT realizou, na última quinta (29), um evento para iniciar os preparativos dos candidatos a vereança para as eleições do próximo ano - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Niterói promoveu, na última quinta (29), um evento para inscrições de pré-candidatos ao cargo de vereador para as eleições municipais do próximo ano. O encontro, que aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, na Rua General Andrade Neves, no Centro, reuniu lideranças do partido na cidade, como o prefeito Rodrigo Neves, o deputado federal Chico D'Ângelo, Miguel Vitoriano, presidente municipal do partido, além dos vereadores Renato Cariello e Andrigo.

Para além dos já filiados, o evento também atraiu a presença de simpatizantes da legenda. Giovanna Victer, atual secretária municipal de Fazenda, e o deputado estadual Paulo Bagueira (SDD), ex-presidente da Câmara Municipal, que chegou a ser prefeito da cidade na ausência de Neves, também se fizeram presentes. Entre os novos nomes do partido para as eleições de 2020, os ex-vereadores niteroienses Fernando Nery e Folly, que também estavam na CDL, indicaram interesse em se filiar no PDT para o próximo pleito. O administrador regional da Região Oceânica, Carlos Boechat, também afirmou que irá se filiar.

Na lista de sucessão para a prefeitura, já revelada por Neves, que cumpre seu segundo mandato e não pode ser reeleito, constam os nomes de D'Ângelo, Victer e Bagueira, que participaram da reunião. Neste sentido, uma fala de Neves no evento serviu como um indicativo importante sobre o seu nome a ser apoiado nas urnas.

Sobre o deputado estadual Paulo Bagueira, hoje no Solidariedade, Neves comentou, no encontro, que o político será, em um futuro breve, pedetista.

"O Bagueira está com um pé aqui no PDT. Só falta o outro", brincou Neves.

Isto porque o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, determinou, neste ano, que o partido terá nomes próprios em todas as eleições municipais do próximo ano. Portanto, em Niterói, o sucessor de Neves deverá, necessariamente, ser pedetista.

Transportes por aplicativos

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou, na sexta (30), a regulamentação do transporte de passageiros por aplicativos e do Código Disciplinar dos condutores. O decreto dispõe sobre obrigações dos motoristas e das empresas, além de estabelecer as sanções em caso de irregularidades. Todos os carros deverão ter quatro portas e ar-condicionado. Quando solicitado, deverão transportar cães-guia e cadeiras de rodas, não podendo circular por vias destinadas ao transporte público.

Plataforma digital

Outra medida estabelece que os motoristas interessados em atuar no serviço, depois de se inscreverem na plataforma digital, devem realizar o curso de formação em instituições cadastradas e homologadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).

Feira Cultural

A 1ª edição da Feira Cultural de Resende acontece neste sábado, no Clube AABB, localizado no bairro Itapuca. Os visitantes poderão conferir o evento a partir das 13h30 até as 17h.

Litígio de 25 anos chega ao fim

Acolhendo sustentação oral do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) declarou que pertence à União o terreno de uma represa ao lado do Sítio Burle Marx, na Zona Oeste do Rio. O imbróglio judicial acontece desde 1994, por conta da desapropriação do local, feita pelo Exército.

Disputa desde 1994

O terreno integra a Bacia Hidrográfica da Fazenda Itapuca, desapropriada em 1962 para que o Exército usasse o manancial de água para abastecer suas unidades na região. Somente a partir de 1994, família e União passaram a disputar o local na Justiça, que na sexta, emitiu parecer favorável à União.

Bienal para crianças

As crianças que visitarem a XIX Bienal Internacional do Livro no Rio, que acontece até o próximo dia 8, no Riocentro, terão uma programação infantil que inclui contação de histórias, peças de teatro, distribuição de livros gratuitos, brincadeiras e leitura. As atrações, que ocorrerão aos finais de semana, fazem parte da Praça da Leitura, que tem o patrocínio da Supergasbras. Segundo Lucinda Miranda, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da empresa, a iniciativa reforça o compromisso com o fomento à leitura.

Digitalização de serviços

Dentro do plano de metas da política de transparência e informatização da Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Fazenda oferece 21 tipos de serviços sem custo para o contribuinte. Na primeira quinzena de agosto, caiu de 200 para 50 o número de atendimentos para a emissão de certidões negativas de débitos, comparado ao mesmo período de julho. A queda de 75% dos pedidos administrativos - a forma presencial tem taxa de R$ 47,35 - é resultado da implantação do serviço de emissão gratuita da Certidão de Débitos Municipais no site do órgão. O documento atesta a existência ou não da inadimplência com o pagamento de tributos junto ao Fisco Municipal. E mais: informa sobre eventual inscrição do nome de pessoas e empresas na dívida ativa do município.

Curta 1 col 2 linhas

O grupo de empreendedores do Circuito de Economia Solidária de Niterói comemora, neste sábado (31), um ano de existência. Entre suas atividades, uma feira orgânica é realizada no Campo de São Bento, em Icaraí, das 7h às 14h. Em edição especial neste sábado, a feira contará com contador de histórias, oficina de reaproveitamento de alimentos, entre outras atrações.

PRA VOCÊ PENSAR

"Neste momento há um casamento

Porque hoje é sábado.

Há um divórcio e um violamento

Porque hoje é sábado.

E dando os trâmites por findos

Porque hoje é sábado.

Há a perspectiva do domingo

Porque hoje é sábado."

Vinícius de Moraes