Niterói participa da 19ª Bienal do Livro

- Foto: douglas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e a Fundação Municipal de Educação (FME) estão participando da 19ª Bienal do Livro, no Centro de Exposições do Riocentro. Até o dia 8 de setembro, vão oferecer uma programação com debates, bate-papos, apresentações culturais, formações e workshops. O estande do Município fica no pavilhão Laranja.

Para a secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, o acesso à cultura é parte imprescindível do processo educativo dos alunos da rede municipal de ensino. “Mais do que ensinar a ler e escrever, nos preocupamos em dar acesso à leitura em suas mais variadas formas, para formar leitores críticos e cidadãos participativos”.

Nesta segunda-feira (2), terá uma exposição de livros em formato acessível, lançamento dos livros "Ouvidos para Ouvir - Uma Aventura Sonora em Niterói", "Como um Relâmpago Brilhante", "Vicente numa Vida Diferente", "Projeto Futuro", "A Garrafa e a Rolha", "A Menina do Pé Preto", "A Fada da Matemática", "Crescerzinho numa aventura azul" e "Danda, a Fera do Basquete".

O estande também preparou a performance Faunico de Paulo Sérgio Kajal, Fabricio Fortes e Ana Neves, a roda de conversa "Escutar, Sentir e Pensar: possibilidades da Arte, Filosofia, e Complexidade" e a intervenção literária "O Livro me Salvou".

Entre as atividades já realizadas, uma mesa de conversa abordou o tema: O papel da Educação da garantia do Estado democrático de Direito, com a participação do deputado Waldeck Carneiro, da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro, da subsecretaria, Patrícia Gomes, e do presidente da FME, Bruno Ribeiro.

Segundo os organizadores do evento, a expectativa para este ano é de que 600 mil pessoas compareçam a Bienal. A programação que vai acontecer no estande da Semect/FME, pode ser conferida no site: www.educacaoniteroi.com.br.