Niteroiense é medalha de ouro em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Alice faturou a medalha de ouro após muito estudo e preparação para a prova - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2019 contou com uma participação de ouro de uma representante niteroiense. Alice Cipriano Blanco, de 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Pedro II, atingiu nota suficiente para garantir a medalha dourada para a cidade de Niterói.

Orgulho da família, a jovem conseguiu o feito na prova que foi realizada em maio desde ano, já na segunda vez em que competiu. Familiarizada com a OBA desde 2017, quando participou pela primeira vez, Alice já estava preparada para buscar uma excelente nota.

“Eu já conhecia a prova por ter feito em 2017, e nas semanas anteriores eu fiz algumas questões também pelo site.  Estava preparada! Sem falar da ajuda da minha amiga Izabela Rezende, que estudou comigo para fazer a prova e ainda garantiu a medalha de prata. Mas acho que o mais importante foi o conhecimento que eu já tinha de astronomia física e matemática. ”disse

Empolgada com o resultado, a niteroiense já pensa em trabalhar na área futuramente.

“Eu fiquei bem feliz por ter ganhado ouro. Tenho muito interesse na área de astrofísica, comecei a ler muito e ver documentários sobre o tema neste ano. Já me animei para fazer física na graduação.”comentou Alice.

Além de Alice, cerca de 800 mil estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio também participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada no dia 17 de maio em todo o território nacional. Quase 18 mil escolas se cadastraram na olimpíada.

Dividida em quatro níveis (três para alunos do fundamental e uma para o ensino médio), a Olimpíada contou com uma prova com dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. Segundo os organizadores, existiam questões abrangendo também o raciocínio lógico.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.