Segurança em pauta na Alerj

O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) - Foto: Divulgação

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, ontem, duas propostas legislativas sobre a Segurança Pública fluminense. O projeto de lei de número 48/2019, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), que permite que o Governo do Rio implemente o programa Segurança Presente em todo o estado, foi aprovado em primeira discussão. O texto ainda será apreciado em segunda votação na Casa Legislativa.

"Vivemos diariamente com olhar desconfiado, entrando em lojas para atender o telefone, evitando alguns lugares a noite, ou então até mesmo o simples ato de se sentar no banco de uma praça. Hábitos que se tornaram preocupantes no nosso dia a dia, tendo em vista a ausência de segurança nas ruas", afirmou Rosenverg, que também explicou que tomou a iniciativa para que não sejam necessárias novas votações a cada vez que exista a intenção de implementar o programa em um novo município.

Em agosto, o Segurança Presente chegou a Nova Iguaçu. A cidade foi o primeira da Baixada Fluminense a receber o programa, a partir de uma parceria entre o Executivo e a Casa Legislativa da Alerj. Segundo a assessoria da Alerj, a parceria foi possível graças a economia de R$ 150 milhões do orçamento do Legislativo fluminense.

Em Nova Iguaçu, são cerca de 96 agentes fixos contratados, entre policiais militares e civis egressos das Forças Armadas, três assistentes sociais atuando na região do Centro, além de 37 vagas diárias para PMs que queiram trabalhar na folga.

Também em primeira discussão, a Alerj aprovou o projeto de lei 388/2019, de Felippe Poubel (PSL), que permite que o governo estadual pague hora extra ao policial militar que tiver que depôr na Justiça durante sua folga. Pelo texto, o Regime Adicional de Serviço (RAS) pode ser garantido aos policiais intimados pela Justiça Estadual a comparecer em Juízo na condição de testemunha ou autor da prisão (ou apreensão).

Discurso inflamado

O vereador Renatinho (PSOL) discursou, ontem, em plenário na Câmara Municipal de Niterói, sobre o cancelamento de aluguel social para proprietários e ocupantes do prédio ao lado da Caixa Econômica Federal, desocupado em junho, por decisão judicial. De acordo com publicação no Diário Oficial, 215 cadastrados tiveram o benefício negado. Presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente da Casa, Renatinho se reunirá no próximo sábado (21), com moradores.

Determinação

"O corte foi uma determinação da Justiça, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, mas ficaram sem o benefício famílias que moravam no prédio. Foi uma absoluta negligência do poder público em relação às famílias", disse Renatinho.

Neves em defesa de Felipe Neto

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, manifestou, nas redes sociais, solidariedade ao influenciador digital Felipe Neto, que vem recebendo, nas últimas semanas, ameaças nas redes sociais por se posicionar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para Neves, Neto também é vítima de "fake news" espalhadas na internet.

'Milícia digital'

"Toda solidariedade ao jovem Felipe Neto diante das ameaças e agressões de 'fake news' espalhadas pelas milícias digitais conhecidas. Saiba que ao seu lado, Felipe Neto, milhões de cidadãos, independente de questões partidárias, estão em defesa das garantias individuais e democracia!", postou o prefeito.

Conscientização em Seropédica

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, a Transportes Flores promove a campanha Ônibus Premiado. Nela, os clientes poderão responder a perguntas sobre o tema trânsito seguro e, quem acertar, poderá ganhar brindes como utensílios domésticos, ingressos para sessões de cinema e até televisões. No próximo dia 25, a ação será realizada no centro de Serópedica, na Baixada Fluminense.

Polêmica das academias

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) deu parecer favorável à Representação de Inconstitucionalidade proposta pelo deputado estadual Alexandre Freitas (Novo) no Tribunal de Justiça do Rio contra a lei que obriga condomínios que tenham academias a contratar professor de educação física. A manifestação da PGE foi solicitada pela desembargador Adriano Celso Guimarães, do Órgão Especial do Tribunal Pleno do TJ. O Ministério Público do Rio também foi intimado a se manifestar. Na Alerj, um projeto de lei flexibilizando a legislação foi apresentado pelos deputados Coronel Salema (PSL) e Alexandre Freitas (Novo) foi arquivado em junho mas os parlamentares reapresentaram a proposição, que será votada nesta quinta-feira.

Bagueira cotado para cargo

Após o vice-líder do governo na Alerj, Alexandre Knoploch (PSL), anunciar que entregará o cargo, um dos mais cotados para assumir o posto é o deputado estadual niteroiense Paulo Bagueira (SD).

Estácio de Sá escolhe seu samba

A escola de samba Estácio de Sá realizou, na última semana, a sua primeira eliminatória de samba-enredo para o carnaval do próximo ano. A agremiação recebeu 12 obras de alto nível que vão contar o tema: "Pedra", sendo que três já ficaram pelo caminho. A próxima etapa acontece na próxima sexta e contará, mais uma vez, com a presença da belíssima Jaqueline Maia, rainha de bateria da escola.

PRA VOCÊ PENSAR

"Perguntaram ao sábio o que é o perdão. Ele respondeu: é a fragância que sai das flores quando são esmagadas".

Autor desconhecido