Detran.RJ comemora o dia mundial sem carro com atividade para crianças, na Praça Mauá

Dia Mundial sem Carro é celebrado em 167 cidades do mundo todo - Foto: Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran.RJ participa das comemorações pelo Dia Mundial sem Carro, neste domingo, 22 de setembro, na Praça Mauá. A partir das 9h, uma equipe da Coordenadoria de Educação no Trânsito do departamento promoverá uma atividade para crianças, que ensina a reconhecer as cores dos sinais de trânsito, a faixa de pedestres e outros componentes das vias. O evento faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito (SNT) que começou no dia 18 e segue até o dia 25 com uma série de ações voltadas para a educação no trânsito.

 “Em nossas ações, sempre procuramos levar a educação no trânsito para as crianças, para que elas aprendam desde cedo o que é correto e também porque levam essas lições para casa e chamam atenção dos pais. É muito importante que o aprendizado comece logo cedo”, lembra a coordenadora de Educação no Trânsito do Detran.RJ, Luciana Tamburini. 

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em 167 cidades do mundo todo e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro. No domingo, quem for à Praça Mauá poderá participar de outras atividades. Haverá um passeio guiado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, coordenador do programa Roteiros Geográficos do Rio, o programa Bike Educa, e, para os maiores de 18 anos, um circuito monitorado para experimentação das patinetes em ambiente controlado.

A Semana Nacional de Trânsito segue até quarta-feira, dia 25. Confira os eventos que ainda estão programados.

De 18 a 25/9 - Operação Motociclista Seguro

Blitzen educativas, nos moldes da Operação Detran Seguro, em locais com grande concentração de motos, visando a orientar motociclistas quanto as atitudes corretas para um trânsito mais seguro.

Locais:

23/09 – Queimados

24/09 – Barra da Tijuca

25/09 – Lagoa Rodrigo de Freitas

Horário: 11h às 13h

23 a 25/ 9 – Campanha educativa nos postos de atendimento Detran.RJ

Distribuição de folhetos educativos, com informações sobre Trânsito Seguro, para os usuários, nas unidades do departamento em todo o estado.

De 23 a 25/ 9 – Palestras ‘Trânsito Responsável’

Palestra para alunos de escolas do Ensino Médio e centros de formação de condutores (autoescolas) que estão em fase de obter a primeira habilitação, para mostrar a importância da prática de hábitos seguros no trânsito, utilizando uma linguagem multimídia: vídeos com animações, depoimentos, músicas e um vocabulário comum a esse público.

23 a 25/9 – Palestras ‘Trânsito Seguro, um compromisso de todos’

A fim de multiplicar na sociedade a noção de que a segurança no trânsito é compromisso e direito de todos, disponibilizamos às empresas uma palestra interativa, com o tema Trânsito Seguro, que utiliza vídeos com matérias jornalísticas e propagandas publicitárias, para transmitir aos funcionários a consciência de que este tipo de acidente pode ser evitado.

Local: Empresas do Estado

Dia 24/9 – Curso de atualização para os motoristas do Detran.RJ

Curso de atualização para os motoristas que fazem parte do quadro de funcionários do departamento. Aulas de legislação, relacionamento interpessoal e sensibilização com a equipe do NAVI, para que os motoristas tenham comportamentos mais seguros no trânsito.

Local: 14º andar do edifício-sede

Horário: 9h às 13h

24/9 – Oficina sob Medida – Edição Motociclista

O curso inclui noções básicas sobre o funcionamento das partes mecânica e elétrica de motos, a fim de que os motociclistas conheçam melhor a máquina que conduz e saiba identificar problemas, de modo a resolvê-los antes que causem riscos.

Local: Escola Pública de Trânsito – Rua Mem de Sá, 163

Horário: 9h às 12h.

25/09 – Normas e Condutas para Ciclistas

O curso de Normas e Condutas para Ciclistas tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do compartilhamento do espaço público e do respeito aos outros usuários das vias. O curso contém instrução teórica sobre normas de circulação, conduta, direito e deveres dos ciclistas, instrução sobre equipamentos de proteção, manutenção da bicicleta, postura, hidratação, entre outros.

Local: Escola Pública de Trânsito – Rua Mem de Sá, 163

Horário: 9h às 17h.