Dia de limpeza em praias e rios do Estado

- Foto:

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Acontece neste sábado (21), em todo o Estado, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, também conhecido internacionalmente como Clean Up Day. O objetivo é juntar esforços em um mutirão de limpeza e promover a conscientização sobre a importância de preservação de mananciais hídricos, áreas de restinga, mares e lagoas. Em Niterói, o evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), em parceria com ONGs e instituições de meio ambiente com ajuda de voluntários. A expectativa é que este ano sejam recolhidas mais de cinco toneladas de resíduos, somando todos os pontos de coleta.

Na Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, entre os participantes, estavam alunos de escolas municipais e estaduais. João Victor Barbosa, de 15 anos, estava acompanhado dos amigos da Escola Estadual Joaquim Távora para o recolhimento de lixo nas areias da praia. "Estou feliz em participar, pois é importante para o meio ambiente, os animais marítimos, não quero vê-los morrer da maneira como estão", alegou o jovem, se referindo, por exemplo, a ingestão de plásticos no aparelho digestivo de alguns animais.

O colega de classe, Gabriel Dutra, 17, considera um aprendizado para a vida toda. "Pelo que percebi, 90% do lixo é plástico, muitas pessoas são sem noção, e eu vou repreender quem eu ver jogando lixo no mar, nas areias", avisou o adolescente. Estima-se que em torno de 6.4 milhões de toneladas de lixo marinho são descartadas nos oceanos e mares a cada ano. Mais de 13.000 pedaços de lixo plástico estão, atualmente, flutuando em cada quilômetro quadrado de oceano.

A realidade assusta também às crianças menores, como os alunos da Escola Municipal Djalma Coutinho, que participa do evento em Icaraí. Bruna Carla Muniz, de 10 anos, estava acompanhada da irmã caçula, Luiza Muniz, de 9, e foi enfática ao opinar na punição para o lixo nas praias. "Quem joga lixo na praia tem que ser preso", disse a menina, que estava toda envolvida na atuação, protegida com luvas.

As localidades para os niteroienses estão situados na Praia de Itacoatiara (último quiosque à direita, em sentido ao Pampo); Em Itaipu (em frente ao estacionamento das amendoeiras); Camboinhas; Piratininga (primeiro quiosque próximo à prainha); Rio Jacaré; Charitas, ao lado do Catamarã; São Francisco (ao lado do Skatepark); Córrego da Viração (ponto de encontro ao lado do Centro Operacional do túnel Cafubá); Icaraí (em frente ao Clube Central); Boa Viagem (descida da escada de acesso à praia) e Jurujuba (no acesso ao Jurujuba Iate Clube).

Participam das atividades grupos de escoteiros, associações de canoa havaiana, Instituto Baía de Guanabara, Instituto Nissan, Rotary Clube de Niterói Icaraí, Museu de Arqueologia de Itaipu, Escolas da Rede Municipal e Particular, Projeto Mar do Conhecimento, Universidade Federal Fluminense, Faculdade Integrada Maria Thereza, Projeto Grael, Itacoatiara educoambiental bodyboarding, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Reserva Extrativista de Itaipu (Resex), Parque Estadual da Serra da Tiririca, Projeto Meros do Brasil, Uçá e Aruanã. Além da colaboração de associações de moradores como Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), Sociedade Pro-preservacao Urbanistica e Ecologica de Camboinhas (Soprecam), Associação de Moradores do Boa Vista (Amob) e apoio da Escola de Futebol de Camboinhas.