Acidente mata ciclista em Niterói

Ciclista bateu na traseira de um carro de passeio, caiu na pista e foi atropelado por um caminhão pipa - Foto: Lucas Benevides

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um ciclista morreu em um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão na Avenida Marquês do Paraná, no Centro de Niterói, na manhã desta terça-feira (23). Por conta do atropelamento, duas faixas da via ficaram interditadas, complicando o trânsito em toda a cidade. Prefeitura anunciou que ciclovia será inaugurada em dezembro.

O ciclista identificado como Conrado Gomes, de 33 anos, segundo testemunhas, trafegava entre os veículos na pista, quando colidiu com a traseira de um carro modelo Nissan Grand Livina. A força do impacto chegou a quebrar o vidro da parte de trás do automóvel. O ciclista caiu na pista e acabou atropelado por um caminhão pipa que vinha logo atrás.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima já havia falecido. Duas pistas da Marquês do Paraná foram interditadas por conta do acidente, que aconteceu próximo à Rua Ataíde Parreiras. O tráfego fluiu por apenas uma pista até a realização da perícia e retirada do corpo da vítima.

A motorista do veículo colidido ficou em estado de choque por conta do acidente. Pelas redes sociais, amigos e familiares da vítima lamentaram a morte precoce e pediram uma solução para a avenida que já causou diversos acidentes.

Espera por construção de ciclovia

A Avenida Marquês do Paraná é uma das mais temidas pelos ciclistas que andam por Niterói, já que não há ciclovia no trecho. A malha cicloviária da cidade se estende pela Zona Sul até a Avenida Roberto Silveira, e pelo Centro na Av. Amaral Peixoto. Para fazer a travessia entre os pontos, ciclistas se aventuram no meio da calçada ou pela rua, já sendo registrado diversos acidentes.


Está em andamento a construção de uma ciclovia no local. A obra faz parte da intervenção de ampliação da Marquês do Paraná, que inclui a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus em cada sentido da avenida, ciclovia bidirecional, parada de ônibus sobre o mergulhão Angela Fernandes, calçadas acessíveis, novo paisagismo, melhorias na drenagem, iluminação de LED e sinalização para pedestres. O prazo para conclusão da obra é abril de 2020.


Em nota, a Prefeitura de Niterói lamentou a morte do ciclista e disse que trabalha para que não haja nenhuma vítima de trânsito, seja ciclista, motociclista, motorista ou pedestre. O Executivo ainda ressaltou que no local do acidente, faz obras de alargamento da via, intervenção que exigiu dezenas de desapropriações.


Segundo a prefeitura, apesar de o prazo de conclusão inicial da ciclovia ser abril de 2020, a implantação da via exclusiva para ciclistas é uma das prioridades e que, por isso, o cronograma foi antecipado. A previsão é entregar a ciclovia até dezembro deste ano.

Trânsito

Motoristas que tentavam acessar a Ponte Rio-Niterói pela Marquês de Paraná encontraram congestionamento por conta da interdição de duas faixas da via. O tráfego fluiu por apenas uma pista. O trânsito na via foi completamente liberado pouco depois das 8h30. A lentidão apresentou reflexos na Zona Sul, provocando congestionamentos na Avenida Roberto Silveira, na Rua Noronha Torrezão chegando até a Estrada Viçoso Jardim e da Rua Santa Rosa até a Estrada Celso Peçanha.

A lentidão chegou na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, e nas avenidas Quintino Bocaiúva e Presidente Roosevelt, em São Francisco, até o Túnel Charitas-Cafubá.